Homenageada do carnaval do Recife, Elba Ramalho se prepara para desfile do Galo e maratona de 14 shows em 10 dias de folia; VÍDEO


Na sexta-feira (28), ela se apresenta no palco do Marco Zero com Alceu Valença e Geraldo Azevedo e no Galo da Madrugada se apresenta pela primeira vez ao lado do filho Luã. Elba Ramalho fala sobre participação no carnaval e sobre sua identificação com Pernambuco
Homenageada do carnaval do Recife, a cantora Ela Ramalho segue acumulando recordes em relação à folia de Momo. Em plena atividade, com 48 anos de carreira, fará 14 apresentações em dez dias, contando os shows do projeto “O Grande Encontro”, no palco do Marco Zero, no Bairro do Recife, ao lado de Alceu Valença e Geraldo Azevedo, na noite de sexta-feira (28), e o desfile do Galo da Madrugada, na manhã do dia seguinte.
“O Galo é sempre desafiante. O calor não está para brincadeira. Mas a minha voz continua maravilhosa e preservada. Quando entro, faço as coisas explodirem”, brincou Elba. A cantora recebeu a imprensa na tarde de terça-feira (25), num hotel no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
A artista costuma preservar a agenda sem show ou compromisso público no dia que antecede o desfile do Galo, para se preparar para a apresentação em trio elétrico no Sábado de Zé Pereira. Este ano, porém, ela abriu exceção.
A homenagem do Carnaval exigiu este sacrifício. “O povo simplesmente ama tudo que é do Grande Encontro. E será maravilhoso poder relembrar esses sucessos”, disse, em referência ao disco gravado em 1996, com Zé Ramalho, Alceu, e Geraldo.
Para o desfile do Galo, Elba inova neste ano. Será a primeira vez que se apresentará ao lado do filho primogênito, Luã Yvys, de 37 anos, também artista. “Ele é talentosíssimo e muito maduro”, diz a mãe.
Luã é filho da cantora com o ator Maurício Mattar, com quem Elba foi casada, e já produziu dois discos da mãe. Sobre Luã, uma curiosidade: ele nasceu no ano de 1987 após um show que Elba fez ao lado de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, no São João de Campina Grande (PB).
Natural da Paraíba, Elba tem em Pernambuco parte considerável dos fãs e admiradores. É, inclusive, cidadã do Recife e de Pernambuco, títulos concedidos pela Câmara Municipal e pela Assembleia Legislativa.
A cantora estava almoçando quando recebeu a ligação do prefeito João Campos (PSB) com o comunicado de que seria uma das homenageadas da festa, ao lado do cantor Marrom Brasileiro e da Troça Abanadores do Arruda.
“Estava com a boca cheia de salada quando o prefeito me ligou e disse. Recebi com muita alegria e humildade. Humildade porque nessa terra tem muitos artistas talentosos”.
Primeira a emplacar frevo em rádio FM
Elba foi a primeira artista do Brasil a emplacar um frevo numa rádio FM. Foi com “Banho de cheiro”, do compositor caruaruense Carlos Fernando, que ela impulsionou o ritmo pernambucano Brasil afora. “Até hoje é uma das mais tocadas no carnaval do Rio de Janeiro”, contou.
A música era uma das faixas do disco Coração brasileiro, de 1983, o quinto de Elba de um total de 38.
Há outros números superlativos na carreira da artista. Até agora foram:
10 milhões de discos vendidos;
Dois Grammys Latinos conquistados;
16 títulos no Prêmio da Música Brasileira de melhor cantora regional.
“Último regresso”, frevo de bloco composto por Getúlio Cavalcanti em 1981 e regravado por dezenas de artistas, é uma música especial para Elba Ramalho. “Sempre me emociono cantando. Por isso que canções assim são clássicos que as gerações futuras ainda vão vivenciar”, sugeriu.
Para manter o pique, além de cuidar da alimentação, Elba pratica atividade física diariamente e também zela pelo sono. “Corro 40 minutos na areia fofa da praia; também pratico musculação”.
Todo esse preparo faz a diferença durante as apresentações de carnaval. Neste ano, além da apresentação na sexta-feira (28), Elba também subirá no palco do Marco Zero na terça-feira (4), após a apresentação de Lenine.
Elba Ramalho é uma das homenageadas do carnaval do Recife em 2025.
Rodrigo Palazzo/Divulgação
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.