Lugares com contação de histórias gratuita em Curitiba

A criatividade e a imaginação são estimuladas em crianças com ações lúdicas como a contação de histórias. Uma maneira de manter viva essa tradição é comemorar o Dia de Contar um Conto de Fadas. A data, celebrada nesta quarta-feira (26/02), surgiu de maneira informal e foi aparecendo em calendários escolares pelo Brasil, por demonstrar a importância da ação. A leitura coletiva para os pequenos traz muito mais do que entretenimento, porque apresenta às crianças maneiras criativas de interagir, de desenvolver a imaginação e se divertir.

Curitiba tem diversos espaços com leituras e contação de contos. Confira indicações:

Livrarias Curitiba

Contação de Histórias nas Livrarias Curitiba. Foto: Divulgação.

Contação de Histórias nas Livrarias Curitiba. Foto: Divulgação.

Todas as unidades das Livrarias Curitiba na capital paranaense recebem contadores de histórias aos sábados. As ações gratuitas estão agendadas até novembro, acontecendo sempre das 15h às 16h. A leitura é acompanhada do projeto “Meu Primeiro Livro”, no qual cada participante recebe ao final da contação, uma folha de atividades. Juntando quinze folhas, a criança tem direito a um livrinho exclusivo feito pelas Livrarias Curitiba com as atividades encadernadas.

Onde: Todas as unidades das Livrarias Curitiba

Quando: Todo sábado, das 15h às 16h.

Casa Encantada

Casa Encantada - Casa da Bruxa no Bosque Alemão. Foto: Daniel Castellano/SMCS.

Casa Encantada – Casa da Bruxa no Bosque Alemão. Foto: Daniel Castellano/SMCS.

Um dos espaços mais tradicionais de contação em Curitiba é a Casa Encantada, também chamada de Casa da Bruxa. O espaço fica dentro do Bosque Alemão, no caminho da trilha que tem painéis de azulejo narrando as aventuras de João e Maria. A Hora do Conto acontece nos sábados, domingos e feriados, às 9h30, 11h, 14h e 16h.

Onde: R. Nicolo Paganini, s/n.

Quando: sábados, domingos e feriados, às 9h30, 11h, 14h e 16h.

Praça do Japão

Contação de Histórias na Praça do Japão. Foto: Luiz Costa SME.

Contação de Histórias na Praça do Japão. Foto: Luiz Costa SME.

A Biblioteca Hideo Handa, na Praça do Japão, também conta com as leituras para os pequenos. A contação valoriza histórias japonesas, entre outras. A biblioteca funciona durante a semana, e a contação aos sábados, a partir das 9h30.

Onde: Praça do Japão (Av. Sete de Setembro, s/n)

Quando: sábados, 9h30.

Memorial Árabe

Memorial Árabe. Foto: Valdecir Galor/SMCS.

Memorial Árabe. Foto: Valdecir Galor/SMCS.

Uma princesa árabe faz a contação de histórias desse espaço, sempre aos sábados, 10h. O prédio inspirado na cultura árabe conta com uma biblioteca e realiza ações para as crianças.

Onde: Praça Gibran Khalil Gibran (Av. João Gualberto, 141)

Quando: sábados, 10h.

Faróis do Saber

Farol do Saber. Foto: Hully Paiva/SMCS.

Farol do Saber. Foto: Hully Paiva/SMCS.

Diversos Faróis do Saber recebem contadores de histórias em variados horários. Os espaços, além de funcionar como bibliotecas, também realizam essas ações que estimulam a leitura e interação lúdica.

Onde: São diversos endereços de Faróis do Saber (FS) em Curitiba: FS Antônio Machado (R. Joel Jansen Junior, s/n); FS Aparecido Quináglia (R. Alcides Darcanchy, 570), FS Aristides Vinholes (R. Primeiro de Maio, 1206), Farol das Cidades (R. Eugênio Flor, 30), FS Khalil Gibran – Memorial Árabe (Av. João Gualberto, 141), Emílio de Menezes (Av. Cândido Hartmann, 1675), FS Frei Miguel (R. Orlando Luiz Lamarca, 430), FS Machado de Assis (R. Arthur Leining, 635), FS São Pedro e São Paulo (R. Luiz Nichele, 99), FS Tom Jobim (R. Curupaitis, 1450)

Quando: cada espaço tem sua programação, disponível no site da Prefeitura.

O post Lugares com contação de histórias gratuita em Curitiba apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.