Metaverso e experiência imersiva: novas atrações do Museu Hering apostam na tecnologia em Blumenau

museu hering

Em comemoração aos 90 anos, a Fundação Hering lança o Museu Hering no Metaverso e o Museu Hering Experience. As iniciativas, apresentadas à imprensa nesta terça-feira, 25, unem tecnologia e interatividade à preservação da história da empresa, fundada em Blumenau em 1880 pelos irmãos Hermann e Bruno Hering.

A versão no metaverso projeta a trajetória da marca globalmente por meio de inteligência artificial, gamificação e outras tecnologias. O projeto foi desenvolvido pela Metaverso Startup, de Florianópolis, que passa a se chamar Metaverso VX Virtual Experience.

“A pessoa pode acessar essa visita virtual de qualquer lugar do mundo. Será possível conversar e interagir com avatares que guiam essa visita”, explica o diretor-presidente da Fundação, Marciel Eder Costa. O acesso está disponível no site museuheringnometaverso.com.br.

Já o Museu Hering Experience oferece um tour pela produção e ambientes da empresa em Blumenau, incluindo obras como o Jardim Suspenso de Roberto Burle Marx e estruturas projetadas pelo arquiteto Hans Broos.

As visitas ao Museu Hering, que reúne o acervo histórico-cultural da Fundação Hermann Hering, ocorrem de segunda a sábado, das 10h às 16h. Contudo, o Museu Hering Experience exige agendamento prévio e acontece às 10h, com duração de duas horas, a partir desta quarta-feira, 26. A experiência é permitida apenas para maiores de 18 anos. Para agendar, acesse o site da Fundação Hermann Hering.

museu hering
Luiz Antonello/O Município Blumenau

Marciel destaca que as iniciativas estão sendo preparadas há mais de um ano. “São presentes para Blumenau, para preservar a história como um fomento ao empreendedorismo e à cultura. A proposta é levar essa informação de forma inclusiva em dois movimentos: primeiro, despertar o interesse da comunidade jovem; segundo, superar barreiras geográficas, permitindo o acesso global ao ambiente virtual”, completa.

90 anos da Fundação Hering

museu hering
Marciel Eder Costa, diretor-presidente da Fundação | Foto: Luiz Antonello/O Município Blumenau

Criada em 1935 para atender colaboradores em um período anterior à CLT e ao SUS, a Fundação Hermann Hering avança ao unir inovação e tradição na preservação da moda brasileira. Para marcar essa transição e celebrar seus 90 anos, a Fundação investiu em iniciativas inovadoras que permitem novas formas de interação com o público.

“A Fundação nasceu para servir o empreendedorismo e cuidar das pessoas que estavam de alguma forma relacionadas à Companhia Hering. No início, com um papel assistencialista, pois na época não existia o INSS, por exemplo. Com o tempo, a Fundação passou a atuar também na capacitação dos colaboradores”, conta Marciel.

Nas últimas duas décadas, a instituição passou por uma atualização, definindo sua atuação em dois eixos: o apoio ao empreendedorismo e a preservação da história da marca Hering e da comunidade.

Museu Hering no Metaverso

museu hering
Luiz Antonello/O Município Blumenau

Mais do que um espaço de preservação da memória têxtil, o Museu Hering no Metaverso conecta o mundo físico ao digital (phygital), utilizando realidade virtual, inteligência artificial e gamificação para criar experiências interativas para visitantes de todas as idades.

No ambiente virtual, a história da Companhia Hering ganha uma nova dimensão por meio da inteligência artificial. Com técnicas avançadas de restauração, colorização e animação, os visitantes terão a oportunidade de ver Hermann Hering (1835-1915), fundador da companhia, “voltar à vida” para contar sua trajetória em primeira pessoa.

O processo envolve a recuperação de fotografias em preto e branco desgastadas pelo tempo, evoluindo para sofisticadas técnicas de programação e IA que recriam expressões faciais e movimentos com realismo impressionante.

A tecnologia também apresenta ao público Minna, esposa de Hermann, e seu irmão, Bruno Hering, cofundador da companhia. Desenvolvida pela Metaverso Startup, a experiência ganha ainda mais imersão com a utilização de óculos de realidade virtual, permitindo a interação com os personagens e os ambientes do museu digital.

O Museu Hering no Metaverso pode ser acessado globalmente pelo site da Fundação, pelo aplicativo disponível na Play Store ou por óculos de realidade virtual, próprios ou disponíveis no Museu Hering, a partir desta quarta-feira, 26.

Museu Hering Experience

museu hering
Luiz Antonello/O Município Blumenau

Outra novidade desta nova fase é o Museu Hering Experience, assinado por Kauê Lopes. A experiência expande a visitação além do museu tradicional, oferecendo um tour guiado pelos espaços históricos da Companhia Hering.

O roteiro inclui os bastidores da produção, uma jornada pela evolução da moda desde 1880 até os dias atuais e uma visão sobre a “camiseta do futuro”. A experiência também abre ao público o Jardim Suspenso, idealizado pelo paisagista Roberto Burle Marx a convite do arquiteto Hans Broos, que combina arte, natureza e história.

museu hering
Luiz Antonello/O Município Blumenau

“O Museu Hering Experience não é apenas sobre o passado, mas sobre inspirar o futuro. Queremos que o visitante saia daqui não apenas com conhecimento, mas com emoção e um olhar renovado sobre moda e inovação”, destaca o diretor.

Leia também:
1. Moradores de Blumenau se preparam para realizar o sonho de ver show de Lady Gaga no Rio de Janeiro
2. Blumenau Filarmônica apresenta concerto de trilhas sonoras de John Williams
3. Osterfest 2025: saiba tudo sobre o evento em Pomerode
4. Polícia Civil prende homem suspeito de estuprar a própria filha de 10 anos em Rodeio
5. Vacina contra a dengue estará disponível no SUS a partir de 2026, anuncia governo federal


Veja agora mesmo!

Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha:

Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias

The post Metaverso e experiência imersiva: novas atrações do Museu Hering apostam na tecnologia em Blumenau appeared first on O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.