Praça da Independência, no Conjunto Sula em BH, deve ser inaugurada nesta quinta

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deve entregar, nesta quinta-feira (27), a nova Praça da Independência, reconstruída no local que abrigava, até maio do ano passado, o anexo do Edifício Sulacap-Sulamérica, na avenida Afonso Pena. A informação foi antecipada por uma fonte ao BHAZ. As obras buscam reconstituir o projeto original, de 1940, que manteve, até a década de 1970, uma praça por lá, antes da construção do anexo demolido.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Parte dos tapumes que tapavam a entrada da Afonso Pena foi retirada na manhã desta quarta-feira (26). O outro lado, que dá vista para o viaduto Santa Tereza, segue fechado, no entanto. A restauração da Praça da Independência integra o programa municipal Centro de Todo Mundo, que, segundo a PBH, busca “requalificar a região”. Cerca de R$ 3 milhões foram destinados para a reconstituição do local.

Detalhes de paisagismo estão finalizados no projeto e a entrega deverá contar com cerimônia presencial na praça.

Arquitetura e História

Na década de 1940, o arquiteto italiano Roberto Capello finalizou a construção do Conjunto Sulacap-Sulamerica. O trabalho, classificado como “protomoderno”, transitava entre características arquitetônicas do fim do século XIX e do começo do século XX. A ideia era formar dois prédios iguais, simetricamente opostos, com as torres posicionadas de forma estratégica, harmonizando com o entorno.

Inicialmente, os edifícios eram separados por uma praça com vasto jardim, batizada de Praça da Independência. Cerca de 30 anos após a construção de Capello, no entanto, a paisagem deu espaço para o concreto do anexo conhecido até então.

Em setembro de 2000, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Muncípio de Belo Horizonte aprovou novas diretrizes de proteção do conjunto e, com isso, ficou definido a demolição do anexo e a restauração do espaço público anteriormente existente. Porém, a medida só foi executada em abril do ano passado, cerca de 24 anos depois.

Todo o processo, por sua vez, estava previsto para ser finalizado em 150 dias corridos. Entretanto, a PBH informou ao BHAZ que precisou reprogramar o prazo, devido à complexidade do processo de demolição do Edifício Novo Sulamérica, que apresentava características imprevisíveis devido à falta de regisros detalhados e intervenções realizadas ao longo dos anos.

O post Praça da Independência, no Conjunto Sula em BH, deve ser inaugurada nesta quinta apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.