Sapucaí é inaugurada após quase um ano de obras; veja fotos

A famosa rua Sapucaí, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, foi reinaugurada nesta sexta-feira de Carnaval, 28 de fevereiro. A liberação ocorre quase um ano após o início das obras, que começaram em maio de 2024.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

A entrega teve a presença do prefeito de BH, em exercício, Álvaro Damião, que celebrou a transformação do espaço. “A nossa querida Sapucaí não é mais apenas uma rua, é um ponto de encontro. Aqui, todas as gerações vão se reunir, e esse espaço tem que ser preservado por todos nós”, afirmou.

O que muda na rua Sapucaí?

As intervenções ao longo dos 600 metros de comprimento por 16 metros de largura da via, no trecho entre as avenidas Assis Chateaubriand e Contorno, incluem:

  • Pavimentação de um plano único entre os dois passeios, com nivelamento do piso em concreto armado e intertravado, além de trechos em piso gramado, ladrilho hidráulico e pedra portuguesa;
  • Implantação de ciclovia bidirecional e passagem de pedestres;
  • Adequação do sistema de drenagem;
  • Instalação de mobiliários como bancos e cestos coletores metálicos;
  • Arborização e paisagismo.

A decisão de transformar a via foi fruto do diálogo com a população. “A prefeitura não é mágica, ela tem que ouvir as pessoas. A gente entendeu que era muito mais importante fechar a Sapucaí e fazer dela o que ela é hoje, do que simplesmente mantê-la como uma via de passagem”, destacou Damião.

Além da revitalização urbana, o local agora conta com um diferencial artístico.

Veja fotos da nova Sapucaí

Vandalismo x conservação do espaço

Apesar da inauguração recente, já há registros de pichações e danos em alguns mobiliários urbanos. Em relação aos atos de vandalismo, o prefeito reforçou a necessidade de conscientização da população. “A prefeitura tem que fazer a parte dela, que é cuidar da cidade, mas a conscientização vem de cada um. A Sapucaí não é do prefeito, não é da prefeitura, é de todos nós. Se queremos aproveitar esse espaço, precisamos cuidar dele”, pontuou.

Sobre a fiscalização, ele destacou que a cidade tem monitoramento por câmeras e que medidas serão tomadas para evitar novos episódios. “A gente vai tentar identificar quem são as pessoas que estão pichando aqui. A Sapucaí e outros pontos da cidade serão monitorados, e é importante lembrar: picho é crime. Nós incentivamos a arte, incentivamos o grafite, mas pichação é crime”, alertou.

O prefeito também comentou sobre a prática inadequada de skate sobre os bancos recém-instalados. “A rua está apropriada para andar de skate, mas os bancos não são feitos para isso. A gente já vê um deles quebrado justamente por mau uso. Então é preciso respeitar o espaço”, ressaltou.

Carnaval na Sapucaí

Conhecida como um dos principais pontos de concentração do Carnaval de Belo Horizonte, a rua Sapucaí receberá apenas três blocos neste ano. A Corte Devassa, por exemplo, que há 13 anos fazia sua concentração na via, precisou se adaptar. Em 2025, concentração partirá da avenida Assis Chateaubriand, sentido da Rua Itambé.

Na Sapucaí, conforme a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), haverá apenas a apresentação do bloco Baiãozinho de Rua, focado em percussão. O desfile será no trecho que já foi finalizado, entre a Assis Chateaubriand e Rua Tabaiares, no dia 2 de março, domingo de Carnaval, às 9h.

Além disso, dois blocos, Eleganza e Diabas de Luneta, farão sua concentração na interseção da Rua Sapucaí com a Rua Silva Jardim. Os cortejos estão programados para as tardes de 1º e 2 de março, respectivamente.

O prefeito reforçou que a transformação da Sapucaí é um marco para Belo Horizonte, tornando-se um espaço de lazer e cultura para moradores e visitantes. “O que antes era um local de engarrafamento e estresse, hoje virou um lugar de alegria. A gente vai descobrindo junto com a população como tornar a cidade melhor, e a Sapucaí é um exemplo disso”, concluiu.

O post Sapucaí é inaugurada após quase um ano de obras; veja fotos apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.