Pix por aproximação passa a valer; conheça os prós e contras

dplnews pagos nfc vc 280225

Leer en español

A partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro, o Banco Central do Brasil (BC) disponibiliza o Pix por aproximação, nova funcionalidade que permite transações ainda mais rápidas e práticas, basta aproximar o celular com tecnologia NFC das maquininhas de cartão e comprar online com um clique, sem necessidade de QR code ou inserção de dados manuais.

Essa mudança também traz uma flexibilização nos limites de transações, com um valor máximo de 500 reais por operação. Os usuários poderão ajustar esse limite ou definir um valor máximo diário, de acordo com sua preferência. 

Contudo, o Pix por aproximação está disponível exclusivamente para dispositivos Android, por meio da carteira do Google. Usuários de iPhone ainda não têm acesso a essa funcionalidade, pois a Apple não solicitou licença para operar o serviço, além de cobrar pelo uso da tecnologia NFC.

Leia também: BC autoriza Claro Pay como instituição de pagamento

Riscos de segurança

Especialistas destacam que, embora a nova funcionalidade ofereça praticidade, ela também apresenta riscos que merecem atenção. Em locais movimentados, como agora durante o Carnaval no Brasil, com bloquinhos e multidões nas ruas, é importante estar atento e aumentar a segurança dos dispositivos.

Se um celular desbloqueado for roubado, o criminoso pode efetuar transações antes que a vítima consiga bloquear o aparelho.

Para mitigar esses riscos, é recomendável que os usuários ativem autenticação por senha ou biometria no acesso ao aplicativo bancário e definam limites menores de pagamento.

Além disso, fraudadores podem explorar essa facilidade para realizar cobranças indevidas sem o conhecimento do usuário; vale estar atento aos valores inseridos nas maquininhas antes de fazer o pagamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.