VW Tera 2026 estudou rivais e vai dar trabalho a Pulse e Kardian

Apresentado numa das maiores vitrines do mundo, SUV de entrada da marca alemã chegará com credenciais para incomodar bastante seus rivais diretos

Depois de dezenas de flagras, uma presença VIP no Rock in Rio 2025, o VW Tera 2026 é revelado durante o Carnaval 2025 do Rio de Janeiro. SUV de entrada chegará inicialmente com motor 170 TSI e câmbio automático nas versões Comfort e High. 

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SUV fabricado em Taubaté (SP) é um projeto nacional produzido a partir da plataforma MQB A0. SUV tem monobloco de Skoda Fabia, mas recebe novas estampagens laterais, frente e traseira exclusiva.

Na frente, a grade lembra a do VW Nivus com uma barra cromada que liga os faróis ao logo da marca. O para-choque tem uma enorme entrada de ar em formato de malha de colmeia. O visual se completa com Skid Plate na parte inferior do para-choque que será em tom grafite no Tera High.

Foto | Volkswagen/Divulgação

De lado, as portas do VW Tera 2026 tem o mesmo formato, mas recebendo novas estampagens, a janela traseira tem desenho exclusivo. Na coluna “C”, também há mudanças. O SUV da VW também agrega molduras nos para-lamas. As rodas da versão topo de gama são de 17”.

Na traseira, a tampa do porta-malas é exclusiva, assim como as lanternas que são interligadas por uma barra de luzes. O para-choque tem a parte inferior sem pintura abrigando a placa de identificação.

Interior do VW Tera High 170 TSI 2026

O interior exclusivo do VW Tera tem revestimentos com texturas no painel e nas forrações de porta. A central multimídia é um pouco mais flutuante que o T-Cross, que cedeu também a alavanca de câmbio. Entradas USB ficam posicionadas ao lado da alavanca de câmbio. O painel tem uma faixa macia entre a central multimídia e a saída de ar-condicionado lateral. Os comandos dos vidros ficam mais afastados da forração como nos modelos elétricos da marca.

As forrações de porta tem a maior área com revestimento macio do que qualquer VW nacional. No entanto, a redução de custos fica por conta dos bancos com encosto e apoio de cabeça integrado como no VW Polo. 

Novo Volkwagen Tera High Outfit 2026
Foto | Volkswagen/Divulgação

O VW Tera 2026 terá sistemas ADAS de série nas versões Comfort (intermediária) e High (topo). Entre os recursos estão controle automático adaptativo (ACC), detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem de emergência.

No entanto, a exemplo do T-Cross e do Nivus, o assistente de permanência em faixa estará disponível como opcional somente para a versão High.

A lista de itens de segurança se completa com os compulsórios freios ABS com EBD, controles de tração estabilidade, sistema de fixação de cadeirinha infantil ISOFIX, assistente de partida rampa e seis airbags sendo os dois frontais obrigatórios, dois laterais e dois de cortina.

Motor do VW Tera nas versões Comfort e High

O motor 170 TSI entrega potências de 116 cv  a 5.000 rpm com etanol e 109 cv de a 5.000 rpm com gasolina no tanque. O torque comum aos dois combustíveis é de 16,8 kgfm entre 1.750 rpm e 4.250 rpm. Este motor será ligado aos câmbios manual de cinco marchas ou o automático de seis.

O VW Tera 2026 contará ainda com versões com motor 1.0 MPI como mostramos em flagra publicado no dia 22 de fevereiro.  O motor 1.0 MPI de três cilindros que equipará versões de entrada do VW Terá 2026 fornece 77 cv de potência a 6.450 rpm e torque de 9,6 kgfm a 4.000 rpm. Já com etanol, a potência se manteve em 84 cv a 6.450 rpm e o torque é de 10,3 kgfm a 3.000 rpm. O motor é ligado ao câmbio manual de cinco marchas.

Foto principal | Volkswagen/Divulgação

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