Registros que reformulam o espaço urbano a partir de uma cidade imaginada pelo artista Rafael Vilarouca estarão presentes, a partir desta terça-feira (17), na Casa Fiat de Cultura, localizada na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A exposição “Babel” reúne 60 fotografias e foi selecionada no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria.
A mostra condensa a carreira de fotografias do artista, que se coloca no cenário urbano do Ceará para compreender as próprias solidões, ao mesmo tempo que é abraçado por esses lugares. Toda a programação é gratuita e segue até o dia 3 de novembro.
Tudo é ficção
De acordo com Rafael, as obras presentes na exposição está relacionado a suas memórias pessoais. “O trabalho também está ligado à questão da coleção. Coleciono fotos que são como souvenirs, registrando aquilo que vejo na cidade”, afirmou.
As 60 fotografias de “Babel”, ora analógicas, ora digitais, passam por pequenas intervenções de colagem digital e xerox art, o que cria uma cartografia do Ceará, estado onde nasceu e vive o artista. As imagens foram registradas em Icó, Juazeiro do Norte e Fortaleza, apresentando uma espécie de investigação da cidade, que, ao mesmo tempo, é urbana e rural – ainda que os limites territoriais não sejam claros.
Para o artista, as fotos mostram o que sobrou dos modos de habitar no espaço urbano, trazendo resquícios de formas de vida em convulsão e que evidenciam símbolos da cidade, a ruína do cotidiano e simulações de paisagens. “A fotografia, por si só, retrata uma ficção. A imagem não é real e a câmera é uma interferência”, explica. “Neste trabalho, faço uma dupla ficcionalização, com interferências também no que está enquadrado”, completa.
Além do público poder conferir as fotografias, nesta terça (16), às 19h30, durante a abertura, vai acontecer um bate-papo com o artista. Na ocasião, Rafael contará sobre o seu processo de criação, inspirações técnicas utilizadas para a criação da exposição, que também representa uma parte de sua trajetória como artista.
Após o bate-papo, será feita uma visita mediada à exposição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.
Então se liga!
Exposição “Babel”
Data: de 17 de setembro a 3 de novembro
Local: Casa Fiat de Cultura | Praça da Liberdade, 10 – Funcionários, BH
Entrada gratuita
Mais informações em casafiatdecultura.com.br
O post Artista aborda a cartografia urbana do Ceará em exposição da Casa Fiat em BH apareceu primeiro em BHAZ.