A história de Beatriz Souza, a judoca de Peruíbe que conquistou o primeiro ouro brasileiro em Paris-2024

Família de Bia Souza conta a trajetória da campeã olímpica de 26 anos desde seus primeiros treinos de judô até a recente perda de sua avó, há menos de dois meses – para quem ela dedicou a medalha. Família de Bia Souza se orgulha da campeã Olímpica
O ouro conquistado por Beatriz Souza, de 26 anos, nos tatames de Paris foi a coroação do sacrifício e do amor de uma família ao esporte.
“Ela sempre foi muito determinada nas competições, né? Abriu mão de muitas coisas, de churrascos, aniversários e outros passeios para estar sempre nos campeonatos”, conta Solange Rodrigues Silva Souza, mãe de Beatriz.
“Era fácil trabalhar com ela. Não precisava falar duas vezes, ela estava sempre um passo à frente da molecada”, acorda Samuel Lopes Bastos, o primeiro treinador da campeã olímpica.
A disciplina de Beatriz Souza veio do pai, judoca por 15 anos. Ele foi o primeiro aluno de uma academia em Peruíbe, cidade litorânea de São Paulo. Lá, bastou uma aula para Bia não querer tirar mais o quimono.
“Ela se interessou e no primeiro dia já quis treinar. E não parou mais”, conta Poscedônio José de Souza Neto.
O extrovertido Daniel é marido da reservada Beatriz. Os dois se conheceram em 2019, quando ele treinava basquete no Clube Pinheiros, onde ela é atleta do judô. Ele viralizou depois de postar um vídeo assim que Bia garantiu a vaga na final olímpica.
“Minha perna tremia, parecia que eu ia cair sentado no chão a qualquer momento. Era o sonho dela. Foi o dia mais feliz da minha vida”, se emociona Daniel.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.