Evite esses 7 erros ao dirigir carros com câmbio automático

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O câmbio automático tem ganhado cada vez mais adeptos entre os motoristas brasileiros. Antes considerado um item supérfluo, hoje é visto como uma verdadeira solução de conforto, especialmente nas grandes cidades, onde o trânsito pode ser um desafio diário.

No entanto, apesar de facilitar a direção ao dispensar a troca constante de marchas, o uso inadequado do câmbio automático pode gerar danos sérios e custosos. A seguir, apresentamos sete erros comuns ao dirigir carros com câmbio automático e dicas valiosas para evitar prejuízos e garantir a longevidade do seu veículo.

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Imagem: David von Diemar – Unsplash

1. Não Colocar o Carro em Neutro ao Parar no Farol Vermelho

É uma prática comum entre alguns motoristas colocar o câmbio em ponto morto (neutro) quando param em sinais vermelhos ou em outros congestionamentos. No entanto, isso é totalmente desnecessário e pode prejudicar a durabilidade do câmbio automático.

De acordo com Marcos Vinícius Prado, especialista em manutenção de carros automáticos, o câmbio não sofre esforço algum quando o carro está parado. “Não há necessidade de desengatar o câmbio em paradas no farol. Essa ideia é um mito, e o câmbio não é sobrecarregado quando permanece em ‘drive’ (D)”, explica. Portanto, o melhor é manter o câmbio na posição correta, evitando desgastes e danos ao sistema de transmissão.

2. Alterar o Software ou Usar Chip para Aumentar Desempenho

Alguns motoristas queixam-se da perda de desempenho de seus carros automáticos em comparação com veículos de câmbio manual, o que leva a muitos a buscar alternativas, como alterar o software do câmbio ou adicionar chips para “potencializar” o desempenho. Essa prática, no entanto, pode causar sérios danos à transmissão.

Marcos alerta: “As fábricas desenvolvem os veículos com limites de desempenho para garantir a segurança do motor e do câmbio. Se você busca um carro mais esportivo, o ideal é comprar um modelo projetado para isso. Alterar o sistema original do carro pode causar prejuízos irreversíveis.”

3. Trocar o Óleo do Câmbio no Tempo Certo

A troca do óleo do câmbio automático é um dos cuidados mais importantes para garantir o bom funcionamento do sistema. Embora o óleo do câmbio não precise ser trocado com a mesma frequência que o do motor, é fundamental seguir as recomendações do fabricante e realizar a troca no tempo correto.

Marcos Vinícius Prado reforça a importância de não negligenciar essa manutenção. “Após dois anos, o óleo começa a sofrer alterações químicas devido à exposição ao ambiente. A recomendação é trocar o óleo do câmbio a cada três anos, independentemente da quilometragem percorrida”, orienta. Ignorar essa manutenção pode resultar em falhas no câmbio e custos elevados para o proprietário.

4. Acelerar o Carro com o Câmbio em Neutro

Outro erro comum entre motoristas é acelerar o carro quando o câmbio está em “neutro”. Embora alguns pensem que isso melhora a aceleração, o resultado é exatamente o oposto. Esse hábito pode causar um desgaste significativo nas cintas de embreagem, componentes vitais do câmbio automático.

Luiz Antônio Pistori, autorizado da Bosch, explica: “Acelerando com o câmbio em neutro, você prejudica as cintas de embreagem e ainda pode danificar o sistema de transmissão. Esse tipo de prática pode resultar em custos altos para a troca de peças.”

5. Dirigir com o Tanque de Combustível Muito Vazio

Conduzir o carro com o tanque de combustível constantemente na reserva pode ser prejudicial para o câmbio automático. O combustível não serve apenas para alimentar o motor; ele também desempenha um papel importante na lubrificação de várias partes do veículo, incluindo o câmbio.

Segundo Luiz Antônio Pistori, manter o tanque muito vazio pode comprometer a pressão do fluido de transmissão e acelerar o desgaste das peças internas. “É essencial evitar dirigir ‘no cheiro’, pois isso pode resultar em danos precoces ao câmbio e outras partes do carro.”

6. Desengatar o Câmbio com o Carro em Movimento

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Imagem: fanjianhua/ Freepik

Muitos motoristas tentam desengatar o câmbio de “drive” (D) para “neutro” (N) enquanto o carro ainda está em movimento, na tentativa de economizar combustível ou por simplesmente não entender o funcionamento correto da transmissão. Essa prática é extremamente arriscada e pode danificar permanentemente o câmbio automático.

“Se você mudar a posição do câmbio enquanto o carro está se movendo, a transmissão será forçada a parar o carro, o que não só é ineficiente, mas também causa danos significativos ao sistema de transmissão”, adverte Luiz Antônio. Além disso, os modelos mais modernos de carros automáticos geralmente impedem essa mudança de marcha enquanto o veículo está em movimento, justamente para evitar que o motorista faça isso por engano.

7. Usar a Posição “Neutro” em Descidas (Banguela)

Em carros manuais, muitos motoristas utilizam a posição “banguela” (ponto morto) em descidas para economizar combustível. No entanto, essa prática é fatal para os carros automáticos. Colocar o câmbio automático em “neutro” durante a descida pode afetar a bomba de óleo, comprometendo a lubrificação do motor e causando superaquecimento.

Marcos Vinícius Prado destaca que o câmbio automático já é projetado para ser mais eficiente no consumo de combustível mesmo na posição “drive” (D). “Quando você coloca o carro em ponto morto, a bomba de óleo funciona de maneira inadequada, o que aumenta o desgaste do motor e pode até provocar falhas mais graves”, explica.

Com Informações de: UOL

Imagem: azerbaijan_stockers – Freepik

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