Brasileiro é um dos novatos da Fórmula 1 na temporada 2025

Reunidos em uma mesa redonda, quatro dos seis novatos da F1 não conseguem controlar a ansiedade. A cada pergunta feita pela apresentadora Laura Winter para o site da categoria, os garotos atravessam suas respostas.Oliver Bearman, 19, tenta ser o primeiro a falar sobre a realização de seu sonho, mas o inglês logo é interrompido por Jack Doohan, 22. “Isso não era para ser em ordem alfabética?”, questiona o piloto australiano.O italiano Andrea Kimi Antonelli, mais jovem entre os estreantes, com 18 anos, toma a palavra e deixa Isack Hadjar, 20, ser o primeiro a falar. “Estar aqui é incrível, especialmente para minha família”, disse o franco-argelino, enquanto os demais, enfim, esperavam por sua vez para repetir quase a mesma frase diversas vezes. “É um sonho”, “sim, um sonho”, “sonho de infância”.O quarteto forma ao lado do brasileiro Gabriel Bortoleto, 20, e do neozelandês Liam Lawson, 22, o retrato da nova geração da principal categoria do automobilismo mundial.Com idades entre 18 e 22 anos, nenhum deles era nascido em 2001, quando o espanhol Fernando Alonso, o mais experiente do atual grid, com 43 anos, fez sua estreia.Juntos, eles representam uma renovação de 30% em relação aos titulares do grid em 2024. O número de estreantes é o maior desde 2010, quando sete nomes se juntaram ao campeonato.CONTEÚDO RELACIONADO:Fernando Alonso vai fazer história na Fórmula 1Brasil de volta à F1: Bortoleto é anunciado pela SauberMclaren homenageia Ayrton Senna com nova pintura
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Gabriel Bortoleto (@gabrielbortoleto_)Com diferentes trajetórias até chegar à F1, os novatos causaram uma significativa queda média de idade dos pilotos desta temporada, de 29 anos e cinco meses na abertura do Mundial de 2024, no Bahrein, para 27 anos e três meses quando todos alinharem para a largada do GP da Austrália, na madrugada de sábado (15) para domingo (16), 1h (de Brasília).Ainda que não chegue perto do GP da Rússia de 2017, que teve a menor média de idade da história da F1, com 26 anos e nove meses, é raro a categoria promover uma renovação tão grande assim. Em 2024, por exemplo, não houve nenhum estreante na primeira corrida.”Isso só mostra que temos uma geração forte”, disse Hadjar, que se juntou a Racing Bulls após disputar a F2 no ano passado. “É bom correr com caras que eu já conheço”, acrescentou.O franco-argelino foi vice-campeão da categoria de acesso à F1. O vencedor da temporada foi o brasileiro Gabriel Bortoleto, que vai correr pela Sauber. Ele é o primeiro campeão da F2 a subir imediatamente para a F1 no ano seguinte desde que Mick Schumacher fez esse caminho em 2021.”Todos nós merecemos [depois] de bons resultados em séries juniores, bons resultados em testes que fizemos”, disse Bortoleto.Os campeões de 2022 e 2023, Felipe Drugovich e Theo Pourchaire, ainda não conseguiram fazer nenhuma corrida na elite do automobilismo.O brasileiro e o francês sofreram com a estagnação do mercado de pilotos entre 2023 e 2024, quando a F1 teve, pela primeira vez na história, o grid de abertura com a mesma formação que havia encerrado o ano anterior. Isso também fez com que muitos pilotos chegassem ao fim de seus contratos em 2024, abrindo a possibilidade para as equipes considerarem novos talentos.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team)O movimento também acabou impulsionado pela surpreendente mudança de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari, abrindo uma vaga na equipe pela qual o inglês ganhou seis de seus sete títulos.Kimi Antonelli foi o escolhido para ser o substituto de Hamilton, um rótulo que ele tem se esforçado para se livrar. Em vez disso, prefere dizer que é o novo piloto da Mercedes para não ter que carregar o peso de ser comparado com o multicampeão.Se a jovem promessa italiana surfou na onda provocada pelo inglês, Lawson e Hadjar se beneficiaram das dificuldades enfrentadas por Sergio Pérez e Daniel Ricciardo em 2024. Dispensados, respectivamente, da Red Bull e da Racing Bulls, os dois abriram o espaço que o neozelandês e o franco-argelino conseguiram preencher.Desde o ingresso de Lando Norris, George Russell e Alex Albon, em 2019, não havia tanta empolgação na F1 com os novos pilotos do grid.O rejuvenescimento nas pistas leva para as pistas o que também tem sido visto em seu entorno. Desde a venda da categoria para o grupo americano Liberty Media, em 2016, diferentes pesquisas mostraram nos últimos anos um rejuvenescimento do público da F1.Jovens da chamada geração Z têm se interessado de maneira crescente pela categoria. Um levantamento feito pela própria F1 em 2021 mostrou que o público das corridas conta atualmente com 63% de fãs com menos de 34 anos.Parte desse público passou a se interessar pela categoria após o lançamento da série Drive To Survive, em parceria com a Netflix. Contando os bastidores das equipes e tentando humanizar a imagem dos pilotos, a produção teve sua primeira temporada em 2019. A sétima jornada da série foi lançada no último dia 7.Junto com a produção, a F1 também passou a se dedicar mais às redes sociais, algo que o antigo dono da categoria não era afeito. Agora, equipes e pilotos podem compartilhar imagens oficiais em suas páginas, ampliando a presença digital da categoria.Antes mesmo de sua estreia, Gabriel Bortoleto já carrega 1 milhão de seguidores no Instagram, onde tem divulgado sua rotina na Sauber. Os veteranos Lewis Hamilton e Max Verstappen contam, respectivamente, com 39,1 milhões e 13,6 milhões de seguidores na mesma rede social.A própria F1 incentiva equipes e pilotos a produzirem conteúdos originais. De acordo com um estudo feito pela Nielsen, estima-se que a categoria tenha hoje 750 milhões de fãs ao redor do mundo.Por isso, a categoria está empolgada com o ingresso dos seis novatos. Apesar da juventude e da falta de experiência, eles sabem que carregam uma grande expectativa, sobretudo do público que se reconhece em cada um deles.

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)Raio x dos novatos da F1Kimi AntonelliNome completo: Andrea Kimi AntonelliEquipe de F1: Mercedes F1 TeamIdade na estreia: 18 anosNacionalidade: ItalianaNúmero de piloto em 2025: 12Oliver BearmanNome completo: Oliver James BearmanEquipe de F1: Haas F1 TeamIdade na estreia: 19 anosNacionalidade: InglesaNúmero de piloto em 2025: 87Gabriel BortoletoNome completo: Gabriel Bortoleto OliveiraEquipe de F1: Sauber AudiIdade na estreia: 20 anosNacionalidade: BrasileiraNúmero do piloto em 2025: 5Isack HadjarNome completo: Isack Alexandre HadjarEquipe de F1: Racing BullsIdade na estreia: 20 anosNacionalidade: FrancesaNúmero do piloto em 2025: 6Jack DoohanNome completo: Jack DoohanEquipe de F1: Alpine F1 TeamIdade na estreia: 22 anosNacionalidade: AustralianaNúmero do piloto em 2025: 7Liam LawsonNome completo: Liam LawsonEquipe de F1: Red Bull RacingIdade na estreia: 23 anosNacionalidade: NeozelandesaNúmero do piloto em 2025: 30

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