2ª chamada: Candidatos devem ficar atentos a procedimentos de habilitação do PSR, PSEI e PSEQ


Antes da entrega de documentos, candidatos PcD devem passar por perícia médica; pretos e pardos passam pela banca de heteroidentificação. Unidade Tapajós do campus Santarém da Ufopa
Comunicação Ufopa
Com a publicação do edital de habilitação para a 2ª chamada do Processo Seletivo Regular (PSR), Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) de 2025, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) chama a atenção dos candidatos para os procedimentos obrigatórios de perícia médica para pessoa com deficiência (PcD) e heteroidentificação para autodeclarados pretos ou pardos.
Os candidatos convocados devem seguir as etapas para a efetivação do vínculo institucional, que além de perícia médica e heteroidentificação, incluem a apresentação presencial dos documentos obrigatórios. O período de habilitação com apresentação de documentos começa em 31 de março e se encerra dia 2 de abril de 2025.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para os classificados nos grupos de vagas para pessoas com deficiência (PcD) tanto do PSR quanto do PSEI e PSEQ, a perícia médica deve ser agendada por e-mail de 13 a 26 de março e ocorrerá de forma presencial de 17 a 28. Os candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) deverão passar pela banca de heteroidentificação antes da apresentação dos documentos, nos dias 24 e 25 de março.
Todos os convocados devem comparecer presencialmente ao campus, onde farão a matrícula do curso para que foram aprovados, para apresentar os documentos exigidos. A ausência nessa etapa resultará na perda da vaga.
Veja aqui a lista de convocação da 2ª chamada do PSR 2025
Os candidatos devem apresentar documentos originais e cópias para conferência, incluindo RG, CPF, certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar, comprovante de residência atualizado, certidão de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos), documento comprobatório da regularidade com o serviço militar (para os de sexo masculino entre 18 e 45 anos), foto 3×4 recente e formulário de cadastro acadêmico preenchido.
A habilitação deve ser feita presencialmente no campus do curso no qual o candidato foi aprovado. Caso o candidato esteja impossibilitado de comparecer, a documentação pode ser entregue por um procurador legalmente constituído. Candidatos menores de idade devem ser representados pelos pais ou responsáveis legais.
A entrega dos documentos ocorrerá na Unidade Tapajós, Campus Santarém, e nos campi dos municípios de Alenquer, Itaituba, Monte Alegre, Juruti, Óbidos e Oriximiná. Cada campus terá horários específicos para atendimento e conferência dos documentos. Importante o candidato atentar às regras do edital.
Cadastro de reserva
Os candidatos aprovados para o cadastro de reserva do PSR também devem comparecer para apresentar sua documentação nesse período, mas isso não lhes garantirá vaga, apenas os habilitará para assumir vagas remanescentes, se houver, da 2ª convocação ou de candidatos que desistirem da vaga durante o processo.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.