Pedágios eletrônicos ‘free flow’ se multiplicarão em São Paulo até 2030

O estado de São Paulo está prestes a revolucionar sua infraestrutura rodoviária com a instalação de 55 novos pórticos de pedágio eletrônico “free flow” até 2030. Esse avanço substituirá as tradicionais praças, introduzindo um sistema de cobrança automática sem a necessidade de cancelas, o que agilizará o fluxo de veículos.

Atualmente, três pórticos já operam em São Paulo, geridos pela EcoNoroeste e Tamoios. A implementação dos novos pontos será realizada por empresas privadas, conforme anunciado pelo Governo do Estado, prometendo modernizar e otimizar a gestão das rodovias estaduais.

Distribuição e instalação dos pórticos ‘free flow’

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) divulgou detalhes sobre a distribuição dos pórticos entre as concessionárias.

A EcoNoroeste, que hoje administra dois pórticos, expandirá sua atuação com mais oito. A Via SP Serra e a Novo Litoral adicionarão 17 novas estruturas. A CCR Sorocabana liderará o processo, instalando 23 pórticos.

Planos de expansão

A previsão para 2025 inclui a instalação de oito pórticos, com a Via SP Serra entregando um novo pórtico em setembro no trecho norte do Rodoanel Mário Covas. Outros sete serão geridos pela Novo Litoral, abrangendo as regiões da Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira.

Concessionária Número de pórticos
CCR Sorocabana 23
Novo Litoral 15
EcoNoroeste 8
Ecovias Raposo Castello 7
Via SP Serra 2

Tarifas e descontos

Os preços variam conforme a concessionária e a distância percorrida. Na CCR Sorocabana, as tarifas vão de R$ 0,83 a R$ 12,20, oferecendo descontos progressivos para usuários frequentes e um adicional de 5% para pagamentos automáticos.

Na Nova Raposo, as tarifas oscilam entre R$ 0,54 e R$ 4,84, com benefícios semelhantes para usuários assíduos.

Com a instalação desses novos pórticos, espera-se uma melhoria significativa na fluidez do tráfego nas rodovias paulistas. O sistema “free flow” promete não apenas melhorar a experiência dos motoristas, mas também modernizar a infraestrutura rodoviária do estado, proporcionando um trânsito mais ágil e eficiente.

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