Produção do Volkswagen Taos será transferida e a culpa é da Amarok

A produção do Volkswagen Taos na América do Sul passará por mudanças significativas, conforme informado pela própria montadora. A partir do final de 2025, o SUV médio será importado do México, enquanto a fabricação na Argentina será interrompida.

Essa alteração visa abrir caminho para o projeto Patagônia, que consiste na nova geração da Amarok.

Nos últimos meses, o Taos passou por uma profunda reestilização, já flagrada em testes no Brasil. Essa atualização inclui mudanças visuais e mecânicas, previstas para chegar ao mercado brasileiro entre o final de 2025 e o início de 2026.

A decisão de transferir a produção para o México está relacionada a custos e otimização da linha de produção.

Motivos para a transferência de produção

A escolha de buscar o México como novo local de fabricação do Taos decorre de uma análise aprofundada de custos. A Volkswagen já havia realizado investimentos na planta mexicana, tornando mais viável aumentar a produção por lá.

Além disso, a fábrica argentina de General Pacheco será redirecionada para o novo projeto, a Amarok.

Projeto Patagônia e a nova Amarok

Com a liberação da fábrica argentina, a Volkswagen se prepara para lançar a nova Amarok, inspirada na picape Maxus T90 da SAIC.

O projeto Patagônia incluirá versões híbridas e a combustão, conforme declarado por Mario Manrique, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Argentina. O lançamento está previsto para 2026.

Alterações no Volkswagen Taos

O Taos 2025 receberá uma série de atualizações. As mudanças visuais incluem faróis mais afilados e uma traseira redesenhada, além de uma nova grade frontal, uma nova barra luminosa na traseira e rodas entre 17 e 19 polegadas.

Volkswagen Taos trocará de nacionalidade e poderá chegar ao Brasil como linha 2026. (Foto: Reprodução)

O painel também foi renovado e abriga uma central multimídia de 10 polegadas. Outra mudança foi o isolamento acústico, aprimorado no novo modelo.

O motor continuará sendo o 250 TSI, 1.4 turbo flex, mas o câmbio automático passará de seis para oito marchas, atendendo à nova legislação de emissões, Proconve L8.

Essas mudanças refletem uma estratégia abrangente da Volkswagen para aumentar sua competitividade no mercado sul-americano, enquanto busca inovar e atender às novas regulamentações ambientais com veículos mais eficientes.

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