Circuito de samba gratuito é realizado neste final de semana em Curitiba

Neste final de semana, Curitiba recebe um evento gratuito que celebra o samba e sua potencialidade histórica. Entre os dias 21 e 22 de março (sexta e sábado), o projeto “O Samba da Nêga – Tecnologia Ancestral” promove oficinas formativas sobre o gênero, que enfatiza as narrativas e tradições que o gênero musical carrega.

Os encontros acontecem tanto no Conservatório de MPB de Curitiba, quanto na Casa Hoffmann, sendo o público alvo profissionais e apreciadores do samba. A iniciativa é da cantora Janine Mathias, que afirma que a proposta do evento é a união e o aprendizado de um dos ritmos mais populares do Brasil. “A proposta é que possamos olhar para o Samba em sua totalidade, unindo a família da Nêga, que é como chamo minha roda de samba, um projeto que tenho há 11 anos, e outros protagonistas relevantes para trazer uma experiência imersiva aos amantes dessa tecnologia ancestral que é o gênero musical samba”, comenta Janine.

Programação

O planejamento do evento conta com rodas de conversa, oficina de tambores, composição, história do samba e dança. O projeto propõe um olhar atento sobre como o estilo musical, desde os seus primeiros passos até os desfiles grandiosos da Marquês de Sapucaí, transforma e transmite conhecimentos e memórias.

Abrindo o primeiro dia da programação, o workshop “Nossas Tambores Não Se Calam” acontece no Conservatório de MPB de Curitiba, às 21h do dia 21 de março (sexta), com aulas de percussão. A aula será ministrada por Diorlei Santos, Matheus Correa e Victoria Santos – artista que virá de São Paulo – das 17h às 21h e as inscrições são limitadas.

No sábado (22), acontece a oficina “Compondo em Oralidades”, das 9h às 12h com os músicos Janine Mathias e Matheus Braga. A oficina é voltada para compositores e músicos iniciantes e acontece no Conservatório de MPB de Curitiba. Também no dia 22, no Conservatório, ocorre o bate-papo “A história do Samba e a Cena Artística de Curitiba”, com a mediadora Sandy Silva. O público alvo são pessoas interessadas na história do samba e na cena local. Com os convidados Léo Fé e Juliana Barbosa, o evento será das 10h às 12h.

Encerrando a agenda no dia 22, acontece na Casa Hoffmann a “Oficina de Dança: Método MP”. Quem comanda as aulas são os professores convidados Marcus Prado, Victor Allozo, Mary Prado, ambos de São Paulo (SP), além da participação de Ana Arruda,  passista convidada. A oficina tem como público-alvo sambistas e integrantes de escolas de samba de Curitiba e acontece das 15h às 19h.

A festa de encerramento ocorre no mesmo horário, no Bar do Barba, com Roda de Samba “Bloco Boca Negra recebe O Samba da Nêga – Tecnologia Ancestral”.

Acessibilidade

Todas as ações culturais serão inclusivas, contendo acessibilidade para pessoas com deficiências (PCDs). A audiodescrição estará disponível em todo material audiovisual produzido, garantindo a participação de todos nas vivências do projeto.

Serviço: “O Samba da Nêga – Tecnologia Ancestral” 

Quando: 21 e 22 de março de 2025 (sexta e sábado)

Onde: Conservatório de MPB (R. Mateus Leme, 66); Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58)

Horário: das 09h às 19h, variando de acordo com a oficina

Quanto: evento gratuito.

Fichas de inscrição:

Nossos Tambores não se calam: clique aqui

Oficina Compondo em oralidades: clique aqui  

Oficina de dança – Método MP: clique aqui

O post Circuito de samba gratuito é realizado neste final de semana em Curitiba apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.