Condenado por furtar réplica da Constituição no 8 de janeiro é preso no interior de MG

O homem condenado por furtar uma réplica da Constituição Federal durante os ataques golpistas de 8 de janeiro foi preso em São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, nessa quinta-feira (20).

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

O publicitário Marcelo Fernandes Lima, de 52 anos, estava em uma casa no bairro Paraíso quando foi abordado por agentes das Polícias Federal e Militar de Minas Gerais. A operação aconteceu no fim da tarde e durou cerca de 20 minutos. De lá, o homem foi apresentado às autoridades policiais e levado para o presídio de São Lourenço.

A autorização para a prisão de Lima saiu do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 3 de fevereiro deste ano, a Corte condenou o réu a 17 anos de prisão por envolvimento nos ataques. Ele foi sentenciado a pagar, juntamente com os demais condenados, R$ 30 milhões por danos morais coletivos causados.

De acordo com a PF, Lima foi considerado culpado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Atos antidemocráticos

No dia 8 de janeiro de 2023, um grupo de apoiadores do então ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes em Brasília: o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Os manifestantes, insatisfeitos com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PL) nas eleições presidenciais, alegavam, sem provas, que houve fraudes nas urnas. Os atos, que foram amplamente condenados por diversas esferas da sociedade e autoridades, resultaram em cenas de violência e vandalismo, com danos a mobiliários e equipamentos públicos. O STF calculou um prejuízo de R$ 12 milhões.

O post Condenado por furtar réplica da Constituição no 8 de janeiro é preso no interior de MG apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.