Samba ou Pagode: Adriana Araújo explica a diferença no podcast do BHAZ

A cantora Adriana Araújo é a convidada do podcast Arreda Pra Cá desta semana. Durante a conversa com os apresentadores Alberto André e Asafe Alcantara, ela falou da polêmica entre os gêneros musicais samba e pagode. Afinal, tem diferença entre eles? A cantora, que lota bares em suas apresentações, explica.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

“Samba é o gênero musical, o pagode é o evento. Porque as pessoas quiseram separar nos anos 90, que eles iam separar o samba. Pagode é o evento. Você quer ir lá no Cacá, o Cacá ali é o pagode. Tá lá sambando, se batucando, se divertindo, conversando. Isso é o pagode. É o balanço, é o evento em si.”, explicou Adriana.

A cantora pontuou ainda que essa separação mais evidente foi promovida durante os anos 90, quando houve uma tentativa de diferenciar o samba do pagode através da comercialização do estilo, trazendo bandas como Só Pra Contrariar (SPC) e grupos como Pretinho Doce. Adriana aponta que, apesar dessas tentativas, ambos os estilos pertencem à mesma raiz musical.

“Nos anos 90 que eles quiseram separar. Quiseram colocar um fazer uma romanização. Fizeram uma romanização, mas é tudo a mesma coisa. O que muda é algumas formas, a forma de tocar e alguns instrumentos que foram acrescentados.”, destacou

Para a cantora a essência continua a mesma. A diferença principal está na maneira de tocar e nos instrumentos acrescentados ao pagode ao longo do tempo.

Arreda Pra Cá com Adriana Araújo

O episódio do Arreda Pra Cá com Adriana Araújo já está disponível no Youtube e no Spotify do portal BHAZ, que segue trazendo histórias de nomes de Belo Horizonte.

O post Samba ou Pagode: Adriana Araújo explica a diferença no podcast do BHAZ apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.