A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (19) a Operação Expedition para combater uma associação criminosa voltada para o contrabando de pessoas e migração ilegal para os Estados Unidos. Entre os alvos da ação está um candidato a vereador, que, segundo as investigações, era responsável por captar brasileiros para serem contrabandeados por outro homem que vive em Governador Valadares, cidade do Rio Doce conhecida pelo alto nível de emigração.
A possível participação no esquema foi identificada em 2023, durante a Operação Reféns, que apurou uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas.
Com o compartilhamento de provas, autorizado judicialmente, a Polícia Federal aprofundou nas investigações e descobriu que a associação criminosa já teria enviado mais de 70 pessoas para os Estados Unidos.
O vereador e uma segunda pessoa foram presos. A 2ª Vara Federal de Governador Valadares também expediu oito mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens e valores até o limite de R$ 8,6 milhões. As diligências estão sendo cumpridas nos municípios mineiros de Ipanema e Governador Valadares.
Os investigados responderão pelos crimes de promoção de emigração ilegal, envio irregular de criança e de adolescente para o exterior e associação criminosa. A penas somadas podem chegar a 16 anos de prisão.
O post PF prende candidato a vereador em Minas por esquema de migração ilegal para os EUA apareceu primeiro em BHAZ.