Dois homens foram presos na madrugada desta quarta-feira (26) em Taquaraçu de Minas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sob suspeita de envolvimento em garimpo ilegal. As prisões ocorreram durante a operação Vicus III, da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG), com objetivo combater a extração clandestina de rutilo, turmalina e quartzo na região.
Conforme a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), denúncias anônimas, recebidas após a atuação dos militares em março, apontaram a existência de outro ponto de garimpo ilegal em uma propriedade privada. Os relatos indicavam que a extração acontecia de maneira contínua, todos os dias da semana, e causava grande temor na população. Os garimpeiros invadiam propriedades, destruíam cercas, portões e cavavam buracos no solo, gerando um clima de insegurança na região.
Ainda conforme a PMMG, a denúncia informou que havia indivíduos armados fazendo a segurança dos minérios. Para extrair, eram utilizados pás, enxadas, bocas de lobo e picaretas.
Tentativa de fuga e tiroteio
Conforme o Boletim de Ocorrência (BO), no momento em que os indivíduos avistaram os militares, houve uma movimentação intensa no local, com vários garimpeiros tentando fugir em direção à área de mata, desobedecendo à ordem de parada.
A PMMG, afirmou que, durante a fuga, um homem que havia se refugiado na mata com uma arma efetuou disparos. Diante da ameaça, os policiais reagiram e também dispararam. Ele foi alcançado e algemado, não apresentado resistência à prisão.
Outro suspeito, ao perceber a situação, parou de correr e foi rendido pelos militares. Como não acatou inicialmente a ordem, ele foi atingindo com uma bala de borracha. O suspeito foi encaminhado para a UPA Leste, em Belo Horizonte. Ele portava uma mochila e demonstrou resistência às ordens policiais, mesmo após algemado.
A PMMG também recebeu informações de que uma pessoa, ainda não identificada, estaria atuando no local do garimpo, traficando entorpecentes e portando arma de fogo na área.
Os dois homens presos têm passagens criminais, sendo um pelo crime de homicídio e o outro por furto e direção perigosa. Ambos foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal (PF), e multados em R$ 6,9 mil cada.
Multa
A PMMG fez a varredura no local, onde foi encontrado sacos com pedras oriundas do garimpo, além de pás, picaretas, chibanca e martelos. Foram apreendidos dois sacos de rochas de, aproximadamente, 30 kg cada, uma chibanca, cinco pás, dois martelos de quebrar pedras, um martelo e um celular. Os materiais foram encaminhados à prefeitura do município.
Além disso, foi verificado uma grande devastação ambiental, com escavação do solo em diversos pontos em uma área total aproximada de 3 mil m2.
O post Dois homens são presos em operação contra garimpo ilegal em Taquaraçu de Minas apareceu primeiro em BHAZ.