Anvisa investiga reações adversas de nova fórmula de creme dental da Colgate

creme dental colgate

A Colgate, marca líder mundial em produtos de higiene bucal, tem enfrentado uma série de críticas após a mudança na fórmula de seus cremes dentais, especificamente da linha “Total 12”, que passou a ser chamada “Proteção Ativa”.

Desde que a alteração foi implementada no final de 2024, com o lançamento de novos produtos em novembro, vários consumidores têm relatado reações alérgicas e inflamatórias após o uso do creme dental. A principal modificação foi a troca do fluoreto de sódio por fluoreto de estanho, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já iniciou uma investigação sobre o caso.

Leia mais:

Banco Inter lança plano odontológico digital, diretamente pelo App

Mudança na Fórmula e Seus Impactos

colgate
Imagem: karlyukav – Freepik

A principal mudança na fórmula dos cremes dentais Colgate ocorreu com a substituição do fluoreto de sódio – ingrediente tradicional em muitos produtos de higiene bucal – pelo fluoreto de estanho, que promete maior eficácia na prevenção de doenças bucais, como cáries e gengivite.

De acordo com a Colgate, a nova fórmula foi resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e é considerada a “melhor fórmula da história” da marca.

O que é o Fluoreto de Estanho?

O fluoreto de estanho é um composto comumente utilizado em cremes dentais de alta eficácia, pois além de prevenir cáries, tem também propriedades antibacterianas. No entanto, a troca desse ingrediente tem gerado reações adversas em uma parcela dos consumidores.

Embora amplamente aprovado pelas agências reguladoras, como a Anvisa, a mudança gerou preocupações entre os usuários, que começaram a relatar efeitos como queimação, aftas e inchaço nas mucosas da boca.

Reações Adversas Relatadas por Consumidores

O aumento significativo no número de queixas, que ultrapassaram 1.000 registros no site ReclameAqui, evidenciou os problemas enfrentados por consumidores após a mudança na fórmula. Os principais sintomas relatados incluem:

  • Inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral
  • Sensação de queimação e ardência nas gengivas
  • Presença de aftas e ferimentos na língua
  • Vermelhidão nos lábios

Casos Famosos: Influenciadora e Estudante Relatam Problemas

seucreditodigital.com.br jogador pede para a anvisa liberar remedio usado para tratar doenca rara anvisa
Imagem: rafastockbr/ shutterstock.com

Um dos relatos mais impactantes veio da advogada e influenciadora Luiza Guimarães, que compartilhou sua experiência com seus mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Ela relatou que começou a perceber lesões dolorosas na boca após o uso do creme dental da linha “Proteção Ativa”. As feridas na língua e gengiva só cessaram quando ela interrompeu o uso do produto.

Outro caso foi o de Pedro Maciel, um estudante de 25 anos, que também enfrentou sérias reações após o uso do creme dental. Pedro relatou o surgimento de mais de 50 aftas ao mesmo tempo, além de ferimentos na língua e gengiva, o que o impediu de comer por vários dias devido à dor intensa.

A Resposta da Colgate

Em resposta aos relatos de consumidores, a Colgate emitiu uma nota afirmando que a nova fórmula com fluoreto de estanho é segura e eficaz, e que a substância é amplamente utilizada em cremes dentais ao redor do mundo.

A empresa explicou que, embora o produto seja rigorosamente testado e aprovado por órgãos regulatórios, uma minoria de consumidores pode ser sensível a certos ingredientes, como o fluoreto de estanho, corantes ou sabores.

A Colgate também recomendou que os consumidores que apresentaram reações adversas interrompam o uso do produto e procurem atendimento médico se necessário. A marca afirmou que está monitorando atentamente os relatos e que oferece suporte ao cliente por meio do seu canal de atendimento, 0800 703 7722.

O Papel da Anvisa na Investigação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) iniciou uma investigação sobre os relatos de reações adversas causadas pelo novo creme dental.

A agência informou que, entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025, foram registradas oito notificações e 13 casos de reações adversas associadas ao uso do produto. Esses casos estão sendo analisados como “eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca Colgate”.

A Anvisa, que é responsável pela regulamentação e fiscalização de produtos de saúde no Brasil, irá avaliar os efeitos colaterais registrados e decidir se será necessário realizar novas ações em relação ao produto. A agência também pode exigir que a Colgate modifique novamente sua fórmula, caso identifique riscos à saúde pública.

O Que Diz o Conselho Federal de Odontologia (CFO)?

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), por sua vez, afirmou que não recebeu denúncias formais relacionadas ao uso do novo creme dental da Colgate. No entanto, o CFO reiterou seu compromisso com a proteção da saúde bucal da população e está aguardando informações detalhadas da empresa para se manifestar sobre o caso.

Como se Proteger e O Que Fazer se Você Tiver Reações?

colgate
Imagem: EyeEm – Freepik

Se você foi afetado pelos efeitos adversos mencionados ou apresenta sintomas após o uso de cremes dentais com a nova fórmula, a recomendação é interromper imediatamente o uso do produto. A seguir, algumas medidas que podem ser tomadas:

  1. Interrompa o uso do creme dental – Se notar qualquer sinal de reação adversa, suspenda o uso do produto.
  2. Procure atendimento médico – Se os sintomas forem graves ou persistirem, consulte um médico ou dentista para tratamento adequado.
  3. Use outros produtos de higiene bucal – Considere o uso de pastas de dente com fórmulas mais tradicionais e sem fluoreto de estanho até o esclarecimento completo dos problemas.

O Que Esperar a Partir de Agora?

O futuro da linha de cremes dentais “Proteção Ativa” da Colgate depende das investigações em curso, tanto por parte da Anvisa quanto da própria empresa. É possível que novos lotes do produto passem por modificações adicionais ou que a Colgate seja obrigada a reformular a composição para garantir a segurança dos consumidores.

Considerações Finais

A troca do fluoreto de sódio por fluoreto de estanho nos cremes dentais da Colgate gerou reações adversas em uma parcela dos consumidores. Embora a marca assegure a segurança do produto, a investigação da Anvisa e os relatos de alergias levantam questões importantes sobre a segurança e os efeitos colaterais de novos ingredientes.

A transparência e o acompanhamento dos órgãos reguladores serão essenciais para garantir que a saúde pública seja devidamente protegida.

Enquanto isso, consumidores devem ficar atentos a qualquer reação adversa e procurar orientação médica quando necessário, além de considerar a utilização de outras opções de pastas de dente caso apresentem sintomas desconfortáveis após o uso dos produtos da Colgate.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.