Imposto de Renda 2025: declaração pré-preenchida será liberada terça-feira (01)

Imposto de Renda

A Receita Federal anunciou que, neste ano, os brasileiros que dependem da declaração do Imposto de Renda (IR) terão que esperar mais dias para acessar todos os dados da declaração pré-preenchida. A principal novidade é que, em 2025, o sistema só estará completamente disponível a partir de 1º de abril. Até essa data, os contribuintes precisarão lidar com dados incompletos ou recorrer a métodos alternativos para realizar o preenchimento.

A declaração pré-preenchida tem sido uma grande aliada para os contribuintes nos últimos anos. Ela permite que as informações já sejam preenchidas automaticamente pelo sistema, tornando o processo mais rápido e simples. No entanto, neste ano, a Receita precisou adiar a liberação completa da versão pré-preenchida devido a questões técnicas. De acordo com a Receita Federal, a situação será resolvida no início de abril, quando o sistema estará pronto para receber todos os dados de forma integral.

Leia mais:

INSS inicia revisão de benefícios por incapacidade: Saiba quem será convocado

O que é a declaração pré-preenchida?

Imposto de Renda
Imagem: chayanuphol/Shutterstock.com

A declaração pré-preenchida foi uma grande inovação introduzida pela Receita Federal para simplificar o processo de declaração de impostos no Brasil. Desde sua implementação, em 2014, a ferramenta tem facilitado a vida de milhões de brasileiros, especialmente aqueles que têm dificuldades em preencher manualmente todas as informações exigidas.

Como funciona a declaração pré-preenchida?

A declaração pré-preenchida consiste em um formulário digital que já vem com uma série de informações preenchidas automaticamente. Entre os dados inseridos estão os rendimentos do ano anterior, despesas médicas, previdência e outras informações fiscais que foram compartilhadas com a Receita Federal ao longo do ano.

Para utilizar a ferramenta, o contribuinte deve acessar o portal “Meu Imposto de Renda” no sistema gov.br. Ao fazer login, o sistema oferece a opção de acessar a declaração pré-preenchida, que apresenta uma versão da declaração com os dados já inseridos.

Embora o processo tenha se tornado mais simples, nem todas as informações estão completas, e o contribuinte deve verificar cuidadosamente os dados e preenchê-los manualmente quando necessário.

O que mudou em 2025?

Em 2025, um imprevisto técnico atrasou a liberação dos dados completos da declaração pré-preenchida. De acordo com o supervisor do Imposto de Renda em São Paulo, Ricardo Ribeiro, o atraso deve-se a desafios técnicos que afetaram o sistema da Receita Federal. Até o dia 1º de abril, os contribuintes não poderão acessar a versão completa da declaração e precisarão recorrer ao preenchimento manual ou esperar o sistema ser totalmente liberado.

O impacto para os contribuintes

Embora o atraso na liberação possa gerar algum desconforto para os brasileiros que estavam esperando um preenchimento mais rápido, há um alívio em relação à restituição. Os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida terão prioridade na fila da restituição, especialmente se escolherem a opção de pagamento via PIX.

O que fazer enquanto isso?

Enquanto aguardam a liberação completa do sistema, os contribuintes têm duas opções: podem preencher manualmente as lacunas na declaração pré-preenchida ou aguardar até 1º de abril para que o sistema seja atualizado com todos os dados.

No entanto, especialistas alertam para a necessidade de verificar cuidadosamente os dados inseridos automaticamente pelo sistema, já que qualquer discrepância pode gerar problemas futuros. A Receita Federal recomenda que os contribuintes tenham os comprovantes necessários para validar as informações, caso sejam solicitados.

O futuro da declaração pré-preenchida

imposto de renda
Imagem: Canva/ Freepik

A expectativa é que, com a popularização da ferramenta e o aumento no uso de plataformas digitais, mais brasileiros adotem o sistema de declaração pré-preenchida nos próximos anos. Em 2021, apenas 1% dos contribuintes optaram pela versão pré-preenchida. No entanto, o número subiu para 41% em 2023, e a Receita Federal espera que 57% dos contribuintes a utilizem em 2025.

Com a integração do sistema com o gov.br, a Receita Federal tem trabalhado para aprimorar a plataforma, tornando o processo de declaração de imposto de renda cada vez mais acessível e menos burocrático para o contribuinte.

Como preencher o imposto de renda online?

Existem duas formas principais de preencher a declaração do Imposto de Renda: através do programa de computador ou de forma online. A opção online pode ser realizada no site ou no aplicativo da Receita Federal. Ao acessar a plataforma, o contribuinte deve entrar no sistema gov.br usando seu CPF e senha, e depois acessar a área “Meu Imposto de Renda”, onde poderá preencher sua declaração ou verificar as anteriores.

Preenchendo no computador

Outra forma de realizar o preenchimento é baixando o programa gerador de declaração diretamente no site da Receita Federal. Com a versão offline, o contribuinte pode preencher todos os campos da declaração de forma manual e, depois, enviar para a Receita quando terminar.

Embora o programa offline não exija a internet para ser utilizado, é importante garantir que os dados estejam corretos antes de enviá-los, uma vez que, após o envio, será difícil realizar correções.

A importância de verificar os dados

Independentemente da escolha do método de preenchimento, é fundamental que os contribuintes verifiquem todos os dados preenchidos na declaração, seja manualmente ou na versão pré-preenchida. Informações erradas podem resultar em problemas com a Receita Federal, incluindo multas e o atraso na restituição.

A recomendação da Receita é que o contribuinte tenha os documentos comprobatórios das informações inseridas, como recibos de despesas médicas, comprovantes de rendimentos e outros documentos fiscais.

Quando a restituição será feita?

Imposto de Renda
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

A restituição do Imposto de Renda é feita em lotes, e os contribuintes que escolherem a opção de preenchimento da declaração pré-preenchida, além de optarem por PIX, terão prioridade no processo. Isso significa que quem preencher a declaração corretamente e rapidamente poderá receber a restituição mais cedo.

De acordo com a Receita Federal, os primeiros lotes de restituição serão processados em junho, e os últimos serão pagos até o final do ano. Para quem já está com a declaração pronta e sem pendências, o pagamento pode ser mais rápido.

Considerações finais

Embora a liberação da declaração pré-preenchida tenha sido adiada para 1º de abril, os brasileiros que preferem a praticidade dessa ferramenta ainda terão prioridade na restituição do Imposto de Renda. O processo de declaração continua sendo cada vez mais digital, facilitando a vida dos contribuintes, mas requer atenção redobrada para garantir que os dados estejam corretos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.