‘Achei que ia morrer’: pacientes denunciam agressão da PM em UPA de Santa Luzia

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram uma briga generalizada na tarde desta quarta-feira (26), na UPA São Benedito, em Santa Luzia, na Grande BH.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

As imagens gravadas por populares registraram um policial dando um golpe de mata-leão em um homem. Os dois estão no chão. Um outro militar aparece nas cenas em pé e gritando com quem estava na recepção da unidade de saúde.

A UPA estava cheia. Havia muitos idosos e crianças. O tumulto assustou até mesmo os profissionais de saúde. Os vídeos também mostram Raiane Moreira, de 28 anos, caída no chão perto de uma muleta.

Em conversa com o BHAZ, ela conta que foi à unidade de saúde depois de torcer o tornozelo e presenciou toda a ação. “Cheguei la pouco mais de uma da tarde. Estava sentindo muita dor. Meu filho de 9 anos me acompanhou. Na recepção já tinha dois policiais acompanhando uma paciente que estava um pouco alterada.”

Ela conta que logo em seguida chegou um outro paciente idoso desmaiado com o acompanhante dele. “O acompanhante chegou gritando por socorro porque o idoso estava desmaiado. Na mesma hora, um dos policias gritou com ele ‘abaixa sua bola aí porque já será atendido´. O acompanhante ainda insistiu que precisava atender o idoso com urgência porque ele é diabético e a glicemia estava baixa”.

Segundo a mulher, foi neste momento que a confusão começou. “O policial estava muito alterado e agressivo. Ele empurrou esse acompanhante pra fora da UPA. Foi aí que as outras pessoas vendo a situação não concordaram e saíram em defesa do homem”.

Raiane disse que foi uma briga generalizada. Os policias agrediram outras pessoas que estavam na recepção com cacetete e spray de pimenta. “Na hora do spary de pimenta em cai e desmaiei. Uma enfermeira me levou pra ser atendida em um outra sala. As pessoas começaram a gritar muito e saíram correndo. Um outro homem teve levou uma cacetada na cabeça e ficou ferido”.

Ainda segundo Raiane, até mesmo os próprios profissionais da unidade saíram correndo depois de inalarem o spray de pimenta. Com a confusão, rapidamente outros militares foram até o local. “Chegaram mais de 5 viaturas. Tinha muitos policiais. Um homem foi conduzida pelos policiais”.

Ainda muito assustada, a mulher disse que ela e outras pessoas vão fazer Boletim de Ocorrência. Ela lamenta o ocorrido. “Foi muito triste e assustador. Eu estava com meu filho de 9 anos que tem bronquite crônica. Passou pela minha cabeça que eu ia morrer. A gente vai até uma UPA pra receber atendimento de saúde e acontece isso”.

O BHAZ procurou a polícia militar e aguarda um pronunciamento.

Veja vídeo:

O post ‘Achei que ia morrer’: pacientes denunciam agressão da PM em UPA de Santa Luzia apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.