Portugal lidera pedidos de patentes na UE; NOS é principal requerente

dplnews portugal tecnologia mf26325

Leer en español

A NOS Inovação, área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da operadora, consolidou a sua posição como a principal requerente de patentes em Portugal, apresentando 22 pedidos junto da Organização Europeia de Patentes (OEP) em 2024. Além da NOS Inovação, destacam-se a Altice Labs, com 11 pedidos, e a Universidade do Porto, com 10, como os principais requerentes de patentes no país.

O Patent Index 2024 revela que as empresas e inventores portugueses submeteram um total de 347 pedidos de patentes à OEP, representando um aumento de 4,8% face ao ano anterior e estabelecendo um novo recorde nacional. Um crescimento que reflete um uma Portugal mais ávida pela inovação.

No campo da tecnologia, os maiores pedidos são das áreas de tecnologia da computação, energia, comunicação digital, healthtech e veículos autônomos.

dplnews
Imagem: captura de tela. Fonte: Patent Index 2024

Já entre as fabricantes, a Samsung liderou com 5.107 pedidos, seguida por Huawei (4.322), LG (3.623), Qualcomm (3.015) e RTX (2.061). Notadamente, metade dos dez principais requerentes são universidades ou centros de investigação, evidenciando a forte colaboração entre o meio académico e a indústria na promoção da inovação.

Regionalmente, o Norte de Portugal se manteve na vanguarda da inovação, com 179 pedidos de patentes, correspondendo a 52% do total nacional e registrando um aumento de 13,3% em relação ao ano anterior. As regiões Centro e Lisboa seguem-se com 86 e 69 pedidos, respetivamente, com o Centro a apresentar um crescimento de quase 18% nos pedidos europeus em 2024.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.