
Guia RJ mostra programação cultural e opções de lazer no Rio; monte o seu roteiro. A programação cultural do Rio nos próximos dias tem entre seus destaques o projeto Cine Concerto Central do Brasil: uma exibição do filme Central do Brasil, de Walter Salles, com a interpretação ao vivo da trilha sonora pela Orquestra Petrobras Sinfônica. As apresentações no Teatro Riachuelo serão nos dias 2 e 3.
Outros destaques ficam por conta do show de Nando Reis no Ribalta, na Barra, nesta sexta-feira (28) e o Projeto ABC do Samba, que traz intérpretes da nova gearção do gênero homenageando Beth Carvalho, Alcione e Clara Nunes no Teatro Municipal de Niterói nesta sexta e sábado (29).
Veja abaixo dicas de cultura e lazer no Rio.
Sexta-feira (28)
Nando Reis
Carol Siqueira/Divulgação
Nando Reis no Ribalta
Nando Reis retorna ao palco da casa de shows Ribalta, trazendo a turnê “Nando Hits” em única apresentação. O músico paulistano faz um resgate de seus 40 anos de carreira, trazendo sucessos como “Dois Rios”, “Onde Você Mora”, “Na Estrada”, “Pra Dizer Adeus”, “O Segundo Sol”, “Luz dos Olhos”, “Relicário”, “All Star” e outros.
Concerto Didático no Theatro Municipal
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta um concerto didático com o maestro titular de sua Orquestra Sinfônica, Felipe Prazeres. O evento, patrocinado pela Petrobras e com texto de Eric Herrero, contará a história da evolução das orquestras de forma acessível ao público. As apresentações incluirão obras de Bach, Mozart, Tchaikovsky, Rossini, Beethoven, Vivaldi, e dos brasileiros Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernandes.
Diogo Nogueira e Xande de Pilares no Espaço Hall
Nesta sexta-feira (28), o Espaço Hall recebe os cantores Diogo Nogueira e Xande de Pilares, em uma noite totalmente dedicada ao samba, a partir das 20h30. Serão dois shows completos.
Sábado (29)
14 BIS – Tour 45 anos no Circo Voador
A banda 14 Bis comemora no sábado (29), no palco do Circo Voador seus 45 anos de carreira. Celebrada por sua sonoridade que mistura rock, MPB e Folk, a banda vai apresentar clássicos de sua trajetória, como “Linda Juventude”, “Planeta Sonho”, “Todo Azul do Mar”, entre tantas outras. O grupo Nave de Prata faz a abertura e o DJ Alive Pop-Up comanda a pista.
Domingo (30)
Roda de Viola
O Botequim Capiau, no Beco das Sardinhas, promove neste domingo, dia 30, sua segunda Roda de Viola com muita comida da roça. A programação começa cedo, a partir das 10h no café da manhã caipira, com apresentação de Henrique Bonna, seguido pela Dupla de Viola & Rabeca formada por Bruno Reis e Daniel Souto. Na parte da tarde será a vez da Comitiva Rio de Violas, encerrando com Comadre Viola às 16h.
Quarta e quinta-feira (2 e 3)
Cinceconcerto Central do Brasil
Daniel Calvet/Divulgação
Cine Concerto – Central do Brasil
A Orquestra Petrobras Sinfônica realiza o Cine Concerto Central do Brasil no Teatro Riachuelo Rio, trazendo uma experiência que mistura música de concerto e cinema. O espetáculo exibe o aclamado filme de Walter Salles estrelado por Fernanda Montenegro na íntegra, com interpretação ao vivo da trilha sonora original pelos compositores Antonio Pinto, ao piano, e Jaques Morelenbaum, no violoncelo, sob a regência de Alexey Kurkdjian Ogalla.
Projeto ABC do Samba
Talento da nova geração se unem sexta (28) e sábado (29) para homenagear três grandes divas da música brasileira – Alcione, Beth Carvalho e Clara Nunes – no Projeto ABC do Samba, no Teatro Municipal de Niterói. A estrutura do show foi planejada para destacar cada uma dessas grandes artistas. A apresentação inicia com Keilla Regina interpretando Alcione. Em seguida, Lu Carvalho assume o palco para reviver os clássicos da mãe, Beth Carvalho. Por fim, Branka entra em cena representando Clara Nunes.
Samba faz o bem
usetugun/Divulgação
Samba Faz o Bem (SFB)
Neste sábado (29), a partir das 14h, o Quilombo Sacopã será palco do evento inaugural do Samba Faz o Bem (SFB), um movimento coletivo que une samba e solidariedade. A programação inclui feijoada, capoeira e muito samba, com apresentações da Roda de Samba da Dida e do Samba do Francesco. Toda a arrecadação será destinada a projetos sociais e ambientais: Gastromotiva, Projeto Ruas, Casa Ngoma e Horto Natureza.
Espetáculo ‘Pavão Misterioso’
Alicia Peres/Divugulgação
Pavão Misterioso
Misturando dança, cordel e teatro de bonecos, o espetáculo “Pavão Misterioso” é livremente inspirado no “Romance do Pavão Misterioso”, um dos textos mais famosos da literatura de cordel escrito por José Camelo de Melo Rezende em 1923. Com dramaturgia de Dione Carlos e direção de Mônica Augusto, a montagem coloca em cena outros pontos de vista a partir da narrativa original.
Insignificância
Em um hotel na Nova York de 1953, se passa o hipotético encontro entre quatro famosas lendas norte-americanas – a estrela de cinema Marilyn Monroe, o cientista Albert Einstein, o jogador de beisebol Joe DiMaggio e o senador Joe McCarthy. Este é o enredo da peça “Insignificância”, com texto do dramaturgo inglês Terry Johnson. Os atores Cássio Scapin, Amanda Acosta, Marcos Veras e Norival Rizzo assumem os papéis principais.
‘Caio do Céu’ (Porto Alegre em Cena)
O espetáculo transpõe o universo de Caio Fernando Abreu para o palco por meio de vozes femininas, crônicas, cartas, contos, poemas, textos teatrais, música ao vivo e projeções. Traz para a cena o próprio artista, por meio de vídeos, com trechos de suas entrevistas. O roteiro prioriza parte da obra que valoriza a vida, apresentando também uma face pouco conhecida do autor: um homem vibrante e solar, que se revela desperto para o milagre da existência diante da iminência da morte – muitas vezes abordada com humor e profundidade.
‘Onde está Cassandra?’ (Porto Alegre em Cena)
Cinco drag queens apresentam coreografias, cenas e números de lipsync para contar a trajetória de 25 anos da drag Cassandra Calabouço. A peça apresenta novos e importantes desdobramentos na pesquisa do hibridismo entre a linguagem da dança e a estética performativa das figuras drag queen e do universo queer.
Dia Mundial do Teatro
O Instituto Internacional de Teatro (ITI) organizou no Rio uma programação especial entre os dias 27 a 30 de março, para celebrar o Dia do Teatro, lembrado nesta quinta-feira (27).
A programação da celebração inclui espetáculos teatrais nacionais e internacionais. Entre as obras estão Okàn, da Cia Teatro da Pedra (MG); The Tale Of White Fox With Nine Tails, de Yvuarts (Coreia do Sul); Deception Of The Demon, da companhia Thai Theatre Association (Tailândia); XI Ópera, Visitando o Jardim (China); Ponte Quebrada (China); 2 Homens e 1 Dinheiro, da Inepta Cia (RJ); Quebrando Paradigmas, Confraria do Impossível (RJ); Nguru Ka Manke: Relato do Zorro e o Condor, do Coletivo Epew (Chile); 1 Peça Cansada. de Natasha Corbelino (RJ); e O Veneno do Teatro, Cia Manhas e Manias (SP).
A programação completa está no site.
Exposições
Exposição ‘Mata Atlântica: in-finitos encantos’ no Museu do Jardim Botânico
Albert Andrade/Divulgação
Mata Atlântica: in-finitos encantos
Para comemorar seu primeiro aniversário, o Museu do Jardim Botânico recebe a exposição temporária “Mata Atlântica: in-finitos encantos”. A mostra combina ciência e arte para revelar a riqueza do bioma e promover a conservação da biodiversidade. A exposição oferece uma experiência sensorial imersiva, destacando a importância da Mata Atlântica e convidando os visitantes a refletirem sobre seu papel na preservação ambiental.
O Manuscrito
Exposição ‘O Manuscrito’
Divulgação
A artista Cláudia Lyrio realizará uma visita guiada à sua exposição “O Manuscrito” no Paço Imperial, no Centro do Rio, neste sábado (29) às 14h. A exposição, que conta com cerca de 70 obras, entrelaça escrita e pintura, letra e imagem, e será apresentada pela própria artista, junto com a curadora Marisa Flórido Cesar. A visita oferece uma oportunidade única de conhecer os detalhes das obras diretamente da criadora, que mistura arte e ficção literária em suas pinturas, desenhos, aquarelas, colagens e livros.
Cláudia Lyrio, formada em Pintura e Letras e Mestre em Literatura pela UFRJ, utiliza seus conhecimentos para criar obras híbridas que exploram temas como existência, ciclo da vida, efemeridade e memória. A exposição, que vai até 11 de maio, é dividida em seis conjuntos de trabalhos e inclui um livro de autoficção da artista. Além da visita guiada, os visitantes podem explorar o Paço Imperial, que comemora 40 anos como centro cultural e unidade especial do Iphan.