Câmara de Brusque aprova moção e formaliza apoio por anistia a manifestantes contrários à eleição de Lula

A Câmara de Brusque aprovou uma moção que formaliza apoio ao projeto de lei que tramita em Brasília e busca anistia a manifestantes contrários à vitória do presidente Lula (PT) nas eleições de 2022. A aprovação ocorreu durante sessão nesta quinta-feira, 27.

A moção é de autoria do vereador Jean Pirola (PP) e foi aprovada por 13 votos favoráveis, ante um contrário, este da vereadora Bete Eccel (PT).

A moção é destinada à Câmara dos Deputados e ao Senado, em apoio ao projeto de lei de autoria do deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO).

A proposta concede anistia não só para quem participou dos atos do 8 de Janeiro e foi preso, mas também para todos que estiveram em manifestações em qualquer lugar do Brasil desde 30 de outubro de 2022.

No espaço para lideranças partidárias, Jean Pirola exibiu um vídeo do senador Esperidião Amin (PP-SC) sobre o assunto. O vereador também criticou o Supremo Tribunal Federal (STF).

Pirola minimizou críticas que os vereadores teriam recebido por abordarem assuntos nacionais na Câmara de Brusque.

“Nós temos brusquenses que foram presos e estão usando tornozeleira eletrônica por terem ido a Brasília se manifestar, sem quebrar nada”.

Em outro momento, quando a moção entrou em discussão, Pirola continuou:

“O projeto de lei não é direcionado ao 8 de Janeiro, mas para que seja atendido a todos [que se manifestaram]. Imagina o empresário que foi procurado por um grupo de pessoas que queria ir a Brasília. Por ele ter ajudado financeiramente, foi enquadrado como patrocinador de golpe de Estado. Temos que colocar um fim nisso”, opinou.

O vereador Pedro Neto (PL) apoiou a moção e disse que “não perdeu fé nas instituições”. Porém, relatou que esteve em manifestações após a vitória de Lula e que as pessoas tinham medo de sofrer retaliação.

“Estive no Tiro de Guerra e em manifestações muito ordeiras. Quem cometeu crime, deve pagar, mas a grande maioria entrou na lista sem ter intenção alguma”.

Bete critica moção

Bete Eccel foi a única parlamentar a votar contra a moção. Ela afirma que os protestos visavam derrubar o governo do presidente Lula.

“O dia 30 de outubro de 2022 é a data em que o presidente Lula venceu as eleições. De lá para cá, aconteceram manifestações questionando o resultado. Isso faz parte, mas os bloqueios das rodovias, tentativas de atentado e atos planejados do 8 de Janeiro foram movimentos de ataques à democracia”.


Assista agora mesmo!

Velho Oeste Bar formou “família” de clientes e foi grande sucesso em Brusque nos anos 2000:
YouTube Video

Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias

O post Câmara de Brusque aprova moção e formaliza apoio por anistia a manifestantes contrários à eleição de Lula apareceu primeiro em O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.