O crescente uso de inteligência artificial no setor de vendas já mostra impactos na atividade. Segundo a consultoria Gartner, enquanto a automação aumenta a produtividade, ela também está corroendo habilidades humanas essenciais e criando novas dinâmicas no mercado de trabalho.
Pesquisas do Gartner indicam que até 2028, cerca de 30% dos novos vendedores apresentarão deficiências em competências sociais cruciais como comunicação eficaz, empatia e negociação.
O problema surge à medida que os profissionais passam a depender excessivamente de ferramentas de IA negligenciando o desenvolvimento de habilidades interpessoais fundamentais para construir relacionamentos com clientes.
Segundo a consultoria, “resolver a crescente lacuna nas habilidades sociais de vendas exigirá que as organizações destinem recursos significativos para programas de treinamento focados em competências interpessoais fundamentais: construção de relacionamentos, escuta ativa, empatia e pensamento crítico”.
E, ainda, que “o sucesso neste cenário em transformação requer uma mudança cultural essencial em direção a abordagens de vendas centradas no ser humano, que reconheçam o valor insubstituível das conexões humanas autênticas para construir confiança e manter relacionamentos com clientes”.
Em contrapartida à automação de tarefas repetitivas, o Gartner também aponta que até 2028 10% dos vendedores se sentirão incentivados a buscar mais de um emprego, ainda que de forma não declarada.
Segundo pesquisa global com 3.496 profissionais de vendas, realizada em setembro de 2024, 41% deles já sentem que a tecnologia impactou a capacidade produtiva ao automatizar tarefas manuais.
“A liderança precisa se adaptar rapidamente a essa nova realidade”, alerta Alyssa Cruz, analista sênior do Gartner. “Muitos vendedores talentosos estão ficando desengajados, e as empresas precisam revisar estruturas de compensação para mantê-los motivados.”