Curitiba 332 anos: capital tem sete teatros em apenas 1 km

Em um trecho quase reto, Curitiba tem uma infinidade de histórias. Um percurso de praticamente um quilômetro revela sete teatros na região central da capital paranaense. A pé, é possível transitar por marcos da cultura em menos de 15 minutos. Comemorando os 332 anos de Curitiba, conheça o polo teatral da cidade. Essa lembrança também é destacada pelo momento atual, no qual acontece o Festival de Curitiba. Os palcos da região recebem espetáculos tanto da Mostra Lucia Camargo quanto do Fringe.

Teatros da região central de Curitiba. Imagem: Google Maps.

Teatros da região central de Curitiba. Imagem: Google Maps.

Zé Maria

O Teatro José Maria Santos, também chamado Zé Maria, faz parte do Centro Cultural Teatro Guaíra. É o único palco que não está na construção em frente à Praça Santos Andrade. O nome homenageia José Maria Santos, ator que fez parte de grandes movimentos culturais locais, incluindo a fundação do Teatro da Classe. Fundado em 1998, conta com 177 lugares.

Lala

O Lala está prestes a celebrar trinta e um anos: foi fundado em 23 de abril de 1994. O palco homenageia Lala Schneider, uma das mais representativas atrizes do teatro paranaense. Curiosamente, mesmo dia de nascimento de William Shakespeare. O teatro é um espaço privado que realiza cursos, além de apresentações.

Barracão EnCena

Em 21 de março de 2007, foi inaugurado o Teatro Barracão EnCena. O espaço cultural tem grande foco em produtores locais e realiza diversos cursos, desde os formativos até oficinas livres e teatro terapêutico. Além de área para exposições e jardim, tem um ambiente teatral com capacidade para 180 espectadores.

Guairão

Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto Guairão. Foto: Arquivo CCTG.

Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto Guairão. Foto: Arquivo CCTG.

O principal palco do Centro Cultural Teatro Guaíra ganhou o nome de Guairão por um grandioso motivo. O Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto tem mais de dois mil lugares e já recebeu de Shakira a Fernanda Montenegro. É um dos palcos mais emblemáticos do país. O Guaíra nasceu como Theatro São Theodoro em 1884. Passou por diversas mudanças, não só de nome como até de lugar. Esse palco em específico inaugurou em 1974. Hoje, o Guaíra é um ponto turístico muito visitado em frente à Praça Santos Andrade.

Guairinha

Na mesma construção, funciona o Guairinha, nome popular do Auditório Salvador de Ferrante. Sua inauguração aconteceu em 1954 com a presença do Presidente do Brasil à época, Café Filho. O espaço tem 472 lugares. É por baixo dele que passa o Rio Belém, e dizem que isso causa um efeito acústico nas apresentações. Uma curiosidade: tanto o Guairão quanto o Guairinha têm cortinas corta-fogo com ilustrações de Poty Lazzarotto, mas não podem ser vistas pelo público. Essas cortinas só descem mesmo em casos de incêndio.

Cortina corta-fogo do Guairinha por Poty Lazzarotto Foto Gilson Abreu AEN (2)

Cortina corta-fogo do Guairinha por Poty Lazzarotto. Foto: Gilson Abreu/AEN.

Miniauditório

O Auditório Glauco Flores de Sá Brito ficou conhecido como Miniauditório, por ser o menor dos três teatros naquele endereço. Aberto em 1975, tem capacidade para 68 pessoas. Seu nome homenageia um diretor, ator e jornalista local.

Caixa Cultural Curitiba

O Teatro da Caixa Cultural Curitiba recebe espetáculos desde a inauguração em 2004. O espaço como um todo abriga exposições, tem um painel de Poty Lazzarotto e conta com oficinas regulares. O espaço para apresentações tem capacidade para 125 pessoas.

Arredores

A região tem ainda outros teatros além desse pequeno trecho. Em ruas paralelas, funcionam outros palcos representativos da cidade, passando dos 10 espaços culturais em poucas quadras. O Memorial de Curitiba (que também tem um pequeno palco no qual são realizadas apresentações regulares) abriga o Teatro Londrina. Dentro da Universidade Federal do Paraná, funciona o TeUNI – Teatro Experimental da UFPR. A uma quadra do Zé Maria, quase no Largo da Ordem, está o Espaço Fantástico das Artes.

Espaços alternativos que também servem de palco acabam ampliando as possibilidades cênicas. Até mesmo nas Ruínas de São Francisco acontecem espetáculos. Curitiba tem uma cena múltipla que ocupa os mais diversos espaços.

O post Curitiba 332 anos: capital tem sete teatros em apenas 1 km apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.