Atualização do CadÚnico torna acesso mais rápido e seguro

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O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou um novo plano de ação para o Cadastro Único (CadÚnico) e o Bolsa Família, com foco em modernização, eficiência e combate às fraudes. A principal novidade é o uso do CPF como identificador único, o que promete transformar a forma como os dados são geridos e os benefícios sociais são distribuídos.

A reformulação do sistema, que será conduzida em parceria com a Dataprev, busca tornar mais ágil o acesso aos programas sociais, ao mesmo tempo em que fortalece o controle e a fiscalização, evitando distorções e garantindo que os recursos cheguem a quem realmente precisa.

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Plataforma do CadÚnico começa a utilizar o CPF como identificação principal

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Imagem: Freepik/ Edição: Seu Crédito Digital

Um novo CadÚnico: mais digital, integrado e seguro

Uso do CPF como chave única

Com a nova plataforma do CadÚnico, o CPF passa a ser o único identificador dos beneficiários. A medida permite integrar dados de diversas bases governamentais e elimina a necessidade de que as famílias forneçam informações que o Estado já possui, como endereço, composição familiar e renda declarada em outros cadastros.

Essa atualização reduz a burocracia, minimiza erros cadastrais e aumenta a precisão na identificação de beneficiários elegíveis, ampliando a efetividade da política pública.

Menos deslocamentos, mais inclusão

Outro destaque é que a nova plataforma vai reduzir a necessidade de deslocamentos aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Com a integração digital, grande parte das atualizações cadastrais será feita automaticamente, poupando tempo e facilitando o acesso ao Bolsa Família e outros benefícios vinculados ao CadÚnico.

Os três pilares do plano de ação

O novo modelo de gestão anunciado pelo MDS está sustentado em três eixos principais: prevenção, fiscalização e qualificação. Cada um desses pilares representa um conjunto de ações articuladas para garantir transparência, eficiência e justiça social.

1. Prevenção

Foco na gestão de riscos

A prevenção será feita por meio da implementação de boas práticas de gestão de riscos. Isso inclui:

  • Detecção de padrões suspeitos de forma automatizada;
  • Cruzamento de dados com outros sistemas governamentais;
  • Monitoramento de inconsistências cadastrais.

Essas ações são voltadas a evitar que pessoas fora dos critérios de elegibilidade tenham acesso aos benefícios.

2. Fiscalização

Monitoramento contínuo

O segundo pilar prevê o reforço dos mecanismos de controle com base em auditorias permanentes, fiscalização dos cadastros e aprimoramento de algoritmos de detecção de fraudes.

Segundo o MDS, a fiscalização será ampliada, mas com foco em golpistas, e não nas famílias em situação de pobreza:

“O objetivo é evitar a criminalização da pobreza e punir quem tenta se beneficiar indevidamente da vulnerabilidade de outros”, destacou o ministério.

3. Qualificação

Treinamento e controle social

O plano também contempla a capacitação dos operadores do CadÚnico. Para isso, será disponibilizado um curso online obrigatório para os profissionais que atuam nos CRAS e demais pontos de atendimento.

Além disso, haverá:

  • Fortalecimento do controle social com a participação da sociedade civil;
  • Melhoria dos dados usados na gestão e análise dos programas sociais;
  • Criação de canais de denúncia acessíveis.

Combate à desinformação

Uma das frentes do plano do MDS é a enfrentamento da desinformação. A propagação de fake news sobre o Bolsa Família e outros programas sociais é um obstáculo para o acesso da população aos seus direitos.

Para isso, o governo criará uma estrutura de monitoramento digital, que irá identificar e rebater boatos, com o objetivo de proteger a imagem dos programas e garantir que as informações cheguem de forma clara e confiável às famílias beneficiárias.

O impacto das mudanças no Bolsa Família

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Imagem: Freepik/Edição: Seu Crédito Digital

O novo sistema deve impactar diretamente os mais de 21 milhões de beneficiários do Bolsa Família em 2025. Com os dados atualizados automaticamente e com base no CPF, o processo de concessão e revisão de benefícios será mais rápido e preciso.

Principais mudanças práticas

  • Processo de inscrição simplificado, com menos exigência de documentos;
  • Atualizações cadastrais automatizadas, a partir de dados de outras bases do governo;
  • Redução do tempo de análise para concessão ou renovação de benefícios;
  • Maior proteção contra fraudes, como famílias fictícias ou subdeclaração de renda.

Essas medidas visam garantir que os recursos públicos sejam destinados exclusivamente às famílias que atendem aos critérios de vulnerabilidade.

Benefício de Prestação Continuada (BPC) também será modernizado

As mudanças não param no Bolsa Família. O Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência em situação de baixa renda, também está sendo aprimorado.

Grupo técnico de revisão

Foi instituído um grupo técnico para reavaliar a gestão do BPC, com foco em:

  • Atualizar critérios de elegibilidade;
  • Integrar o BPC ao novo CadÚnico digital;
  • Simplificar o processo de solicitação;
  • Aumentar o alcance e a efetividade do benefício.

Regras atuais do BPC

  • Idosos a partir de 65 anos;
  • Pessoas com deficiência com impedimentos de longo prazo;
  • Renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo;
  • Não é necessário ter contribuído ao INSS.

O objetivo das mudanças é assegurar que o BPC continue promovendo a inclusão social e o bem-estar dos seus beneficiários, com menos burocracia e mais segurança nos dados.

Parceria com a Dataprev: tecnologia para a justiça social

A transformação digital do CadÚnico e do BPC está sendo realizada em parceria com a Dataprev, estatal responsável por sistemas como o Meu INSS e o Sine.

Essa colaboração garante que os sistemas sejam integrados, seguros e escaláveis, possibilitando:

  • Armazenamento em nuvem com proteção de dados sensíveis;
  • Interoperabilidade entre plataformas;
  • Uso de inteligência artificial para cruzamento e validação de informações.

Com a tecnologia como aliada, o governo quer oferecer serviços mais rápidos, precisos e acessíveis à população.

O que o cidadão deve fazer?

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Imagem: Freepik/ Edição: Seu Crédito Digital

Para quem já é beneficiário

  • Acompanhar o app oficial do Bolsa Família e o site do CadÚnico;
  • Verificar atualizações automáticas no cadastro;
  • Responder às notificações do aplicativo ou mensagem SMS do MDS;
  • Evitar repassar dados pessoais por redes sociais ou e-mails suspeitos.

Para quem ainda vai se cadastrar

  • Utilizar o CPF válido e manter os dados atualizados no Gov.br;
  • Acompanhar a liberação da nova plataforma do CadÚnico;
  • Buscar atendimento no CRAS apenas quando solicitado pelo sistema.

Imagem: Freepik/Edição: Seu Crédito Digital

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