MPMG recupera carta escrita à mão por Santos Dumont

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou a devolução de 22 documentos históricos ao Arquivo Público Mineiro. Entre os arquivos estava uma carta escrita de próprio punho pelo aeronauta mineiro Alberto Santos Dumont.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

A maioria dos documentos foi apreendida em uma operação realizada em junho de 2023, em Brasília, após a descoberta de que estavam sendo comercializados ilegalmente. A carta de Santos Dumond foi escrita em Poços de Caldas, no dia 28 de março de 1919.

Já os outros 21 registros datam do século XVIII e contêm informações importantes sobre o Ciclo do Ouro em Minas Gerais. Segundo Marcelo Mafra, promotor de justiça e coordenador de patrimônio cultural do MPMG, essa é uma das maiores apreensões de documentos da história do país.

“Os documentos históricos são fontes materiais de pesquisa e constituem uma parte da história do povo de Minas Gerais. Então cada uma dessas páginas que está sendo entregue aqui hoje constitui um bem cultural com extrema relevância para a história de Minas Gerais. Por isso essa atuação é tão importante”, afirma.

Agora, depois de passarem por análises periciais, os documentos ficam à disposição da população no Arquivo Público Mineiro. Veja registros:

(Eric Bezerra/MPMG)
(Eric Bezerra/MPMG)

O post MPMG recupera carta escrita à mão por Santos Dumont apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.