Gerente da ANM em Minas é exonerado após ação da PF contra esquema entre servidores e mineradora

A Agência Nacional de Mineração (ANM) exonerou, nessa terça-feira (1º), o servidor Leandro César Ferreira de Carvalho do cargo de gerente regional em Minas Gerais. A publicação do desligamento, no Diário Oficial da União (DOU), ocorre quatro dias após a Polícia Federal liderar uma ação contra o esquema envolvendo servidores da autarquia e a mineradora Empabra, em atividade de mineração ilegal na Serra do Curral, em BH.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Leandro César estava na função desde fevereiro de 2022. A servidora Luciana Cabral Danese, que ocupava a gerência, interinamente, desde a ação da PF, na última sexta-feira (28), assume a gerência regional em Minas.

A Operação Parcours foi liderada pela Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).

Segundo a PF, as investigações revelaram um esquema criminoso, desde 2014, com envolvimento de servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) e geólogos contratados pela Embrapa. A empresa é suspeita de danos à União e ao meio ambiente, no valor estimado de R$ 832 milhões.

A operação de sexta-feira cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, bloqueio de ativos no valor mencionado, afastamento de dois servidores públicos e suspensão das atividades minerárias, por determinação da 3ª Vara Federal Criminal de Minas Gerais.

O post Gerente da ANM em Minas é exonerado após ação da PF contra esquema entre servidores e mineradora apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.