Secretário do Tesouro Nacional revela data de pagamento do 13º salário do INSS

Secretário do Tesouro Nacional revela data de pagamento do 13º salário do INSS

Após muita expectativa sobre a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2025, o Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou que os trâmites para liberação do pagamento estão em fase final. Apesar da novidade, ainda há confirmações pendentes que devem ser analisadas pelo governo federal antes da divulgação oficial das datas.

Quando o pagamento do 13º salário do INSS será feito?

Secretário do Tesouro Nacional revela data de pagamento do 13º salário do INSS
Imagem: Jose Cruz/Agência Brasil

Segundo Rogério Ceron, a definição exata da data de pagamento do benefício ainda está em discussão. No entanto, ele indicou que a liberação ocorrerá entre duas janelas: abril e maio, como aconteceu em 2024, ou maio e junho, conforme ocorreu em 2023. “Ele [pagamento] deve ficar entre uma dessas duas janelas”, declarou o secretário.

Leia mais: Pagamentos do INSS: idosos são convocados para retirar valores nesta terça (02/04)

Essa previsão alinha-se às medidas dos últimos anos, nos quais o governo federal antecipou a parcela do 13º para injetar recursos na economia e oferecer um alívio financeiro aos segurados.

Como será feito o pagamento do 13º salário do INSS em 2025?

O pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS ocorre em duas parcelas, conforme padrão adotado nos últimos anos. A primeira parcela corresponde a 50% do benefício total, sem descontos. Já a segunda parcela inclui os descontos de Imposto de Renda, quando aplicável.

O processo de antecipação do pagamento depende da assinatura de um decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assim que a assinatura for realizada, o Ministério da Previdência Social divulgará o calendário oficial com as datas exatas.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

Os benefícios que garantem o pagamento do 13º salário incluem:

  • Aposentadoria por idade, tempo de contribuição ou invalidez;
  • Pensião por morte;
  • Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

Por outro lado, segurados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao 13º salário, pois esses auxílios não são considerados benefícios previdenciários.

Impacto econômico do 13º salário do INSS

Segundo dados divulgados pelo governo, apenas no mês de fevereiro de 2025, o INSS realizou o pagamento de mais de 40 milhões de benefícios, totalizando R$ 82,2 bilhões. Desse total:

  • 28,5 milhões de segurados (70%) receberam um salário-mínimo (R$ 1.518);
  • 12,2 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional;
  • 10,6 mil segurados recebem o teto da Previdência Social.

A antecipação do 13º salário impulsiona diretamente a economia, pois esse valor extra é destinado, em sua maioria, ao consumo de bens e serviços, além do pagamento de dívidas.

MEIs e a Previdência Social: um alerta importante

O INSS também fez um alerta aos microempreendedores individuais (MEIs) sobre a necessidade de complementar sua contribuição para garantir direitos previdenciários integrais. Muitos MEIs contribuem apenas com 5% sobre o salário-mínimo, o que não garante acesso à aposentadoria por tempo de contribuição e pode impactar outros benefícios.

Para evitar surpresas desagradáveis, o INSS recomenda que os MEIs realizem um pagamento complementar de 15% sobre o salário-mínimo para garantir uma aposentadoria mais vantajosa.

Quando o governo deve confirmar o pagamento do 13º do INSS?

INSS
Reprodução: Freepik e Canva

O Ministério da Previdência Social deve divulgar o calendário oficial do pagamento do 13º salário do INSS em breve, assim que o decreto presidencial for assinado.

A expectativa é que, caso seja mantida a tendência dos últimos anos, os benefícios sejam antecipados para abril e maio ou maio e junho. Assim, os segurados devem ficar atentos aos comunicados oficiais do governo e do INSS para conferir as datas exatas.

Considerações finais

A previsão de pagamento do 13º salário do INSS em 2025 traz esperança para milhões de aposentados e pensionistas que aguardam essa renda extra para equilibrar suas finanças. Embora o governo ainda não tenha definido a data exata, a confirmação do Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, de que os trâmites estão na fase final reforça a possibilidade de um calendário antecipado.

Os segurados devem acompanhar as informações divulgadas pelos órgãos oficiais para garantir que receberão seus benefícios corretamente. Além disso, os MEIs devem redobrar a atenção para suas contribuições e evitar problemas futuros com sua aposentadoria.

Com um impacto econômico significativo, a liberação do 13º salário deve beneficiar não apenas os segurados do INSS, mas também a economia brasileira como um todo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.