Suzuki Veículos aguarda Japão para definir futuro no Brasil

Marca japonesa representada pela HPE Automotores só conta com um modelo à venda no Brasil

A Suzuki Veículos está num momento delicado no Brasil, o Autos Segredos apurou que a matriz japonesa não autorizou a HPE Automotores que a representa no país atualizar o motor Jimny para atender o regime de emissões do Programa Proconve L8. 

Sem atualização para o PL8, nossa reportagem apurou que a HPE Automotores faturou entre 1.000 e 1.500 unidades do SUV para que os concessionários segurem a operação até o fim deste ano. Todas as unidades do Jimny são ano/modelo 2024/2025. Já faturadas para a rede, elas serão distribuídas aos concessionários da marca ao longo deste ano. 

Entramos em contato com a HPE Automotores pedindo uma posição sobre a questão. “A Suzuki Veículos segue com seus planos para o mercado brasileiro aguardando a Matriz no Japão, diretrizes de próximos produtos disponíveis que atendem às normas de emissões brasileiras e que, por questões estratégicas, não podemos dar mais detalhes. Enquanto isso, a linha Jimny Sierra segue disponível à venda nas concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil”, afirma a HPE Automotores em nota enviada à nossa redação. 

Jimny Sierra 4Style
Foto | Leo Sposito/Suzuki/Divulgação – Jimny Sierra 4Style

Há pelo menos três anos, a Suzuki Veículos comercializa somente o Jimny no Brasil e para trazer novidades para o SUV, lançou algumas séries especiais.

O Autos Segredos apurou que o modelo mais cotado para dar sobrevida à Suzuki e aos seus concessionários no Brasil é o elétrico e-Vitara. Ele seria o responsável por segurar a operação até que novos produtos sejam destinados ao mercado local. 

No entanto, caso o e-Vitara não chegue neste ano, a situação da marca no Brasil ficará bem complicada.

Suzuki Jimny 4sport 2022
Foto | Suzuki/divulgação – Suzuki Jimny parou de ser produzido em dezembro de 2021

Produção local

Em 2012, a HPE começou a produzir localmente a geração anterior do Suzuki Jimny em sua fábrica de Itumbiara (GO). Já em 2015, para cortar custos, a produção foi transferida para Catalão (GO) onde o SUV foi fabricado até dezembro de 2021.

Suzuki Veículos já foi embora uma vez

A marca estreou no Brasil em 1991 com representação própria, tendo seus veículos importados pela Suzuki do Brasil Automóveis Importação e Exportação. Já no ano 2000, quando a marca japonesa ampliou sua participação no mercado, as operações ficaram a cargo da Suzuki do Brasil Automotores. Mas em 2003, a marca encerrou suas atividades no Brasil.  

Depois de cinco anos longe do mercado brasileiro, a Suzuki retornou ao Brasil em 2008 com a estreia do Grand Vitara. A operação ficou a cargo do Grupo Souza Ramos, hoje nomeado de HPE Automotores, que é o representante oficial da marca no Brasil. 

Foto principal | Suzuki/Divulgação

Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!

Jeep Commander e Renegade terão sistema híbrido de 48 Volts:

O post Suzuki Veículos aguarda Japão para definir futuro no Brasil apareceu primeiro em Autos Segredos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.