Secretarias da Prefeitura de BH passarão por mudanças, diz Álvaro Damião

Empossado na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito Álvaro Damião anunciou que fará uma coletiva de imprensa nesta sexta (4) para anunciar novidades na estrutura do executivo municipal. Damião confirmou que serão feitas mudanças nas secretarias, mas que o projeto não será uma reforma administrativa.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

“Não tem reforma administrativa, a maioria que estava aqui é da confiança do Fuad e consequentemente da minha confiança também. Amanhã a gente vai anunciar para vocês, a gente vai fazer uma entrevista coletiva para poder falar dessas mudanças que vão acontecer nos próximos dias”, adiantou o prefeito.

Na véspera da posse, Damião já promoveu algumas mudanças em postos da administração municipal. O prefeito nomeou Guilherme Catunda Daltro como secretário de Governo. Daltro já atuava interinamente no cargo desde 17 de janeiro e, anteriormente, trabalhou como chefe de gabinete de Damião na vice-prefeitura.

“O projeto criado pelo prefeito Fuad Noman durante a campanha foi sólido. Não vamos chegar à prefeitura e sair mudando tudo. Aqueles que vão sair da prefeitura, eles saem de cabeça erguida. Eles fizeram o trabalho deles. É apenas por filosofia de trabalho. Não existe aquela ideia de ser ou não da confiança e que o Damião está colocando a cara dele [na gestão]. A gente vai mudar pontualmente algumas secretarias”, comentou.

Álvaro Damião disse ainda que as mudanças ocorrem em razão de uma nova “filosofia de trabalho”: “A gente vai mudar porque a gente entende que é a nossa filosofia de trabalho. A gente vai mudar algumas colocações porque é a filosofia que a gente quer implantar. E que algumas delas também, eu acredito que o próprio Fuad já estaria disposto a fazer, porque a gente conversava muito depois que a gente ganhou a eleição. A gente conversava praticamente todos os dias antes dele ser internado. A gente viajou juntos, a gente foi para a Brasília juntos, a gente falou sobre a Secretaria A, sobre a Secretaria B, como é que vai ser aqui, como é que vai ser ali. Tinha muita coisa que a gente planejou juntos e que agora eu vou executar”.

Outra alteração foi a saída de Daniel da Cunha Messias Roque, chefe de gabinete de Fuad, que pediu demissão. Também já foi confirmada a exoneração do secretário Genilson Zeferino, responsável pela pasta de Segurança e Prevenção. Genilson ocupava o cargo de secretário desde junho de 2018, ainda durante o primeiro mandato de Alexandre Kalil.

Damião também nomeou, na terça-feira (1º), o vereador Helton Junior (PSD) como vice-líder do governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Posse de Álvaro Damião

O jornalista Álvaro Damião (União Brasil), de 54 anos, foi empossado prefeito de Belo Horizontenesta quinta-feira (3) durante cerimônia na Câmara de Vereadores . Eleito vice em 2024, ele assume a vaga deixada por Fuad Noman (PSD), morto no último dia 26 de março, vítima de complicações de um câncer nos testículos.

A cerimônia foi acompanhada por membros do Executivo municipal e representantes de todos os níveis dos poderes. Na mesa, estavam o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente da Assembleia de Minas, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), o presidente da Câmara, Juliano Lopes (Agir), além dos líderes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral.

Em todo o discurso de posse, Damião enalteceu a figura política de Fuad Noman e evidenciou o sentimento de gratidão pelo ex-prefeito da capital mineira. “Fuad foi para mim mais que um gestor exemplar. Ele foi um amigo e um mentor. Um ser humano que nos deixa saudade, mas nos deixa um norte que sigo com os pés no chão e o coração em BH”, declarou.

Ao apresentar as diretrizes do novo Governo, Damião disse que vai manter propostas de Fuad Noman, em uma gestão de continuidade. Inclusive, o novo prefeito disse que todas as inaugurações serão feitas sob nome da gestão de Fuad Noman.

Trajetória política de Álvaro Damião

Damião disputou um cargo político pela primeira vez em 2012. Ele concorreu a uma cadeira de vereador em BH, mas não foi eleito. A cadeira foi conquistada em 2016, com 10.869 votos.

Em 2018 e em 2022, Álvaro Damião concorreu ao cargo de deputado federal, ficando como suplente. No período, ele permaneceu na Câmara de BH e foi reeleito para o segundo mandato de vereador da capital mineira em 2020. Desta vez, alcançou 12.742 votos.

No Legislativo, o político foi líder de bancada e segundo vice-presidente da mesa diretora.

Damião decidiu não se recandidatar a vereador em 2024 para ser o vice de Fuad Noman, que tentava se reeleger prefeito. A chapa iniciou a campanha na lanterna e, na reta final, alcançou o segundo lugar do primeiro turno.

Na disputa final contra Bruno Engler (PL), a dupla saiu vitoriosa, com 670.574 votos, sendo 53,73% do total válido. Na festa de vitória, Damião celebrou ao lado de Fuad. “Tamo junto, Belo Horizonte. A favela venceu”, declarou.

O patrimônio registrado por Damião na campanha de 2024 foi de R$ 1,7 milhão entre dinheiro em conta, imóvel e terreno. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O post Secretarias da Prefeitura de BH passarão por mudanças, diz Álvaro Damião apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.