
Neste domingo (6), manancial marcou 13,06 metros e reduziu 12 centímetros na medição das 12h. Cenário ainda é de transbordo e pelo menos 10 famílias foram diretamente afetadas. Rio Envira transborda em Feijó e deixa cerca de 10 famílias afetadas neste domingo (6)
O nível do Rio Envira, em Feijó, no interior do Acre, segue subindo e neste domingo (6) chegou à marca de 13,06 metros às 5h, ultrapassando em mais de um metro a cota de transbordamento, que é de 12 metros. Às 12h, o manancial reduziu e chegou a 12,94 metros.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
De acordo com informações da prefeitura da cidade, quatro bairros já foram atingidos e pelo menos 10 famílias já foram retiradas de casa, sendo que quatro destas estão abrigadas na Escola Toppo Gigio, usada pela Defesa Civil da cidade para alocar as pessoas afetadas pela enchente.
Já as outras seis famílias desalojadas foram levadas para casa de parentes ou amigos.
Rio Envira transborda e atinge famílias em Feijó, no interior do Acre
Asscom/Prefeitura de Feijó
Duas equipes da Defesa Civil estão atuando na assistência à população. Além disso, dois carros, dois caminhões e dois barcos devem ser usados na remoção e transporte de pessoas e bens, incluindo em áreas de difícil acesso. O órgão segue monitorando a situação do Rio Envira.
“As águas do Rio Envira continuam subindo e atingindo muitos moradores da nossa cidade, mas nos ainda não paramos, o poder municipal está à disposição da população 24 horas. Estamos distribuindo água para os desalojados e desabrigados e também pra quem permanece nas suas casas”, disse Adriano Souza, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil.
LEIA TAMBÉM:
Por conta de fortes chuvas, enxurrada de igarapé atinge quatro bairros no interior do Acre
Cheia dos rios leva governo do Acre a decretar situação de emergência
Na medição das 12h deste domingo (6), Rio Envira deu sinais de vazante, mas permanece acima da cota de transbordo em Feijó
Asscom/Prefeitura de Feijó
No último sábado (5), o manancial atingiu 12,75 metros, ultrapassando a cota de transbordamento em quase um metro.
Emergência
Desde o dia 10 de março, Feijó está em situação de emergência devido à cheia do Rio Envira. A duração do decreto é de 180 dias e autoriza medidas emergenciais e administrativas urgentes para a instalação de abrigos, fornecimento de insumos e mobilização de recursos para o enfrentamento da crise.
A primeira enchente de 2025 na região ocorreu em 23 de fevereiro, atingindo casas nos bairros Bela Vista, Geni Nunes, Esperança e Bairro do Hospital.
Reveja os telejornais do Acre