
Um caminhoneiro foi condenado a 15 anos de prisão em regime fechado por causar a morte de um passageiro e ferimentos graves em outro, em um grave acidente ocorrido em setembro de 2022, na SC-135, em Pinheiro Preto, no Meio-Oeste catarinense.

O acidente ocorreu em 2022 e deixou uma pessoa morta; o caminhoneiro foi condenado – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND
Segundo a denúncia do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), o motorista dirigia sob efeito de álcool e drogas, tendo consumido cerca de cinco garrafas de cerveja antes de assumir o volante. Ele ainda teria realizado manobras perigosas, como acelerar em curvas, com o objetivo de demonstrar habilidade na direção.
Durante a madrugada, nas proximidades de um hotel, o condutor perdeu o controle do caminhão, que saiu da pista e colidiu contra árvores. O impacto causou a morte do passageiro que estava no banco dianteiro e deixou gravemente ferido outro homem, que viajava na parte traseira da cabine.
Caminhoneiro ignorou pedido dos passageiros
O MPSC destacou que o motorista ignorou os pedidos dos caroneiros para dirigir com mais cautela, colocando em risco a vida deles e de outros usuários da rodovia. Além disso, dirigia em alta velocidade, durante a noite, com um veículo de grande porte, o que dificultou a possibilidade de defesa das vítimas.
O homem foi condenado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e lesão corporal grave. A Justiça decretou sua prisão imediata ao final do júri, após a leitura da sentença, que ainda é passível de recurso.