Festival de Curitiba amplia democratização e atrai mais de 200 mil pessoas em sua 33ª edição

Acessibilidade e diversidade regional marcaram a edição 2025, que movimentou a cidade com mais de 350 atrações

Por Annelize Tozetto

A 33ª edição do Festival de Curitiba honrou o lema “Para Todos“, que norteia as escolhas da equipe de produção e curadoria do maior evento de artes cênicas da América Latina. Durante 14 dias, a capital paranaense se transformou no epicentro da cultura nacional, recebendo mais de 200 mil pessoas em teatros, praças, ruas e espaços alternativos da cidade. 

Em 2025, o festival deu passos importantes no compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à arte, promovendo ações que integraram públicos diversos em uma programação plural e acessível. Entre os avanços na acessibilidade, destacou-se o aumento de espetáculos com audiodescrição e a consolidação da tour tátil no musical Ray – Você Não Me Conhece, ação que já ocorreu em outras edições em que pessoas cegas acessam a dramaturgia de forma sensorial. 

Outro marco foi a segunda edição da Mostra Surda de Teatro, realizada no Teatro Sesc da Esquina, com sete espetáculos em Libras, incluindo três voltados ao público infantil. A mostra reuniu mais de 1.500 espectadores, com participantes surdos de diversas regiões do Brasil e da América do Sul. 

A programação contou com 12 sessões, uma oficina de dança e um sarau de poesia surda, garantindo acessibilidade plena por meio de guias-intérpretes de Libras tátil, audiodescrição e transmissões ao vivo. A iniciativa ganhou destaque na mídia nacional e teve forte engajamento de instituições e escolas da Região Metropolitana de Curitiba.

O mote do festival é ser para todos. O Festival de Curitiba apresenta, para a cidade, para o Brasil e para quem se interessa por arte, as inúmeras possibilidades que ela traz, atingindo todos e cada um”, destacou Leandro Knopfholz, um dos diretores do evento.

Na Mostra Lúcia Camargo, a curadoria assinada por Giovana Soar, Danielle Sampaio e Patrick Pessoa reuniu, pela primeira vez, companhias das cinco regiões do país, promovendo uma diversidade geográfica sem precedentes. 

Nossa curadoria tem o objetivo de alcançar o Brasil como um todo e trazer para cá pessoas que não são vistas pelo resto do país”, afirmou a diretora Fabíula Passini. 

A mostra contou ainda com quatro espetáculos internacionais de países latino-americanos, entre eles a peça de rua A Velocidade da Luz, que foi montada nos últimos dois dias do evento. A montagem, encenada por atores e não atores nas ruas centrais de Curitiba, abordou temas como envelhecimento e diversidade, com apresentações que partiram da Praça Santos Andrade e dialogaram diretamente com o espaço urbano de Curitiba.

Mostra Fringe

Coordenado por Rana Moschetta, a Mostra Fringe foi um dos pilares da edição 2025. Reuniu 280 espetáculos, com artistas de 11 estados e cinco países, ocupando nove praças em Curitiba e chegando a quatro municípios da Região Metropolitana. A inclusão esteve presente com mais de dez espetáculos em Libras, sendo um para o público infantil, além de duas montagens com audiodescrição.

A programação incluiu ainda 48 oficinas de dança e processo criativo, fortalecendo o intercâmbio entre artistas e público. A presença de escolas da rede pública e o destaque na mídia nacional reforçaram o papel do Fringe como espaço de expressão, descoberta e formação.

Outros eventos da programação também registraram forte adesão. O Risorama, voltado ao humor, reuniu 8,1 mil pessoas em oito sessões (seis regulares e duas extras).

Já o Gastronomix, evento que une gastronomia e música, ganhou um dia extra nesta edição e recebeu 7 mil visitantes, com 16 horas de música ao vivo e o consumo de 2,25 toneladas de comida, preparada por chefs renomados do cenário nacional. O evento se consolidou como um dos encontros mais saborosos e sensoriais do festival.

O público infantil também teve protagonismo em 2025. O Guritiba vendeu mais de 2 mil ingressos e, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, levou mais de 2 mil crianças da rede pública ao Teatro Positivo. 

O tradicional show de variedades MishMash também passou por transformações: agora realizado no Teatro UP Experience, o espetáculo reuniu cerca de 3 mil pessoas em duas sessões regulares, uma extra e um ensaio aberto, mantendo sua mistura envolvente de música, palhaçaria, ilusionismo, acrobacias e malabares.

Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do  Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

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