Estudo Docusign: Fraude de identidade causa prejuízo bilionário

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Tentativas de fraude de identidade geram prejuízo superior a 50
milhões de dólares por ano, para 20% das grandes companhias. Essa é uma das conclusões
do estudo global “O Futuro da Verificação de Identidade Global”, da Docusign, pioneira na
categoria de Intelligent Agreement Management (IAM), em parceria com Onfido, uma empresa
Entrust. Ainda de acordo com o levantamento, o custo anual para empresas com mais de 5.000
funcionários fica em média 13 milhões de dólares.
O estudo destaca o crescimento das fraudes de identidade nas empresas. E, no Brasil, essa
percepção é ainda maior: 79% das companhias concordam que as tentativas de fraude de
identidade estão aumentando, enquanto a porcentagem global foi de 69%. Dentre os motivos
para o crescimento das ameaças de fraudes na América Latina estão o aumento das
transações digitais e do mobile e a falta de conhecimento dos consumidores sobre as melhores
práticas de proteção.
Além de mais frequentes, os ataques estão se tornando mais sofisticados, especialmente em
função do uso de IA. 51% dos respondentes revelaram que as tentativas de fraude são mais
comuns no momento de colocar nomes de usuário e senhas, destacando a vulnerabilidade da
autenticação básica de fator único. Por outro lado, apenas 21% das organizações relataram
tentativas de fraude ao usar biometria facial, reforçando a eficácia das soluções avançadas e
tecnológicas de autenticação.

Uso de tecnologia na prevenção de fraudes
De fato, a tecnologia pode desempenhar um papel crucial para a prevenção de fraudes de
identidade. No Brasil, 59% das empresas acreditam que a fraude é um problema que podemos
resolver completamente com a tecnologia certa, enquanto a porcentagem global é de 40%.
As companhias, inclusive, estão intensificando o uso de segurança avançada para combater as
fraudes de identidade, apesar das preocupações sobre atritos à experiência do cliente. Embora
58% dos entrevistados tenham afirmado estar preocupados que controles de fraude mais
rigorosos possam frustrar os consumidores, a grande maioria reconhece os benefícios dos
investimentos em ferramentas de verificação de identidade (IDV):

● 70% dos entrevistados concordam que investir em tecnologia é a melhor maneira de
mitigar o risco financeiro da fraude de identidade;
● 74% afirmaram que suas organizações planejam aumentar seus investimentos nesse
tipo de solução;
● 52% das empresas que usam soluções IDV economizaram mais de 1 milhão de
dólares, e as grandes companhias economizaram em média mais de 8 milhões de
dólares.
● Companhias que utilizam verificação de identidade (IDV) estão duas vezes mais
satisfeitas do que aquelas que não utilizam IDV.
● 63% das empresas que investiram em soluções IDV acreditam que isso teve um
impacto positivo na marca.

“As soluções de IDV mais sofisticadas, que usam biometria e IA, habilitam mais segurança,
sem negligenciar a experiência do usuário. Nesse ponto, as empresas que lideram a adoção
desse tipo de tecnologia também experimentam com mais rapidez os benefícios de seu uso:
além do aumento da proteção de dados, experimentam também os resultados de conquistar
mais confiança por parte do mercado em relação aos seus negócios”, comenta Marcelo Salles,
vice-presidente de Vendas da Docusign Brasil.
Tecnologia para combater fraudes de identidade
Segundo a pesquisa, as soluções de verificação de identidade (IDV) e autenticação oferecem
essa camada essencial de segurança, porque não apenas protege as organizações contra
fraudes de identidade, como também as coloca em uma posição de vantagem competitiva.
63% das organizações que investiram significativamente mais em IDV do que a concorrência
acreditam que as medidas que tomaram para prevenir a fraude de identidade tiveram um
impacto positivo em sua marca.
Tendo a segurança como uma das prioridades de sua tecnologia, a Docusign oferece soluções
de verificação de identidade em todas as suas aplicações, desde o acesso mais simplificado
para a assinatura de um contrato, até camadas mais sofisticadas, usando múltiplos fatores de
autenticação, com certificados digitais e biometria. Com métodos aprimorados de segurança,
os dados sensíveis de acordos e contratos são protegidos contra acesso não-autorizado e, ao
mesmo tempo, as soluções permitem que os clientes estejam em conformidade com as
regulamentações aplicáveis aos seus mercados.
Um dos exemplos é a solução de prova de vida, que permite que as empresas utilizem
conferências biométricas com inteligência artificial para validar a identidade dos assinantes em
qualquer local e hora. O recurso entrega níveis altos de segurança para verificação de
identidade em processos contratuais, com funcionalidade habilitada para dispositivos móveis.
O estudo “O Futuro da Verificação de Identidade Global” foi conduzido entre novembro e
dezembro de 2024, foram ouvidos 1.413 tomadores de decisão de negócios e TI para soluções
de verificação de identidade (IDV) em organizações com mais de 150 funcionários que
precisam verificar a identidade de seus usuários. Os entrevistados eram dos Estados Unidos,
Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, México, Brasil, Austrália e Japão.

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