Um projeto tem promovido a educação ambiental em escolas públicas de Minas Gerais, envolvendo alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. A iniciativa, chamada Projeto Chuá Socioambiental, leva os estudantes a participarem de atividades práticas que incentivam a adoção de hábitos sustentáveis no cotidiano. Além da atuação em sala de aula, o projeto criado pela Copasa também alcança os familiares dos alunos, ampliando o alcance das ações e promovendo a conscientização coletiva sobre temas ambientais.
Durante quatro meses, os alunos participam de uma série de dinâmicas planejadas em conjunto com as escolas. A programação inclui atividades como Feira de Mudas, Feira do Desapego e a Campanha Lacre do Bem. Essas ações são voltadas à valorização da conservação, proteção e recuperação dos mananciais de água. O ciclo de atividades se encerra com a realização do Mural das Águas, em que os alunos pintam um muro da escola com mensagens relacionadas ao tema ambiental.
Nos últimos dois anos, o programa Chuá Socioambiental alcançou mais de 20 mil estudantes de 200 escolas públicas em Minas Gerais. As instituições participantes recebem o selo Chuá de Escola Amiga do Meio Ambiente, como forma de reconhecimento pelo envolvimento em ações voltadas à educação ambiental. O programa é desenvolvido em parceria com a Copasa e tem como base práticas integradas ao cotidiano escolar.
Por exemplo, em Tiros, no Alto Paranaíba, cerca de 120 alunos de oito instituições de ensino do município se reuniram para debater a importância da sustentabilidade para a cidade. Ao longo do ano, os estudantes produziram um documentário a partir de entrevistas com amigos e familiares acerca de questões que envolvem a preservação dos recursos naturais.
Com isso, o Chuá tem como proposta ampliar o alcance das ações para além das salas de aula. As atividades são pensadas para que os alunos levem o conteúdo aprendido para suas casas, envolvendo também os familiares no processo de conscientização. Com isso, o programa busca formar uma rede de multiplicadores de práticas que contribuem para o cuidado com o meio ambiente nas comunidades.
A iniciativa se conecta a dois eixos da agenda ESG da Copasa.
- O eixo social está voltado à proteção dos direitos de crianças e adolescentes por meio do apoio educacional nas escolas.
- Já o eixo ambiental atua na promoção de práticas relacionadas à preservação e recuperação de mananciais de água.
Criado em 2016, o Chuá Socioambiental é uma extensão do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, com foco em atividades que tratam da sustentabilidade dos recursos hídricos.
O post Projeto busca multiplicar educação ambiental a partir de escolas de Minas Gerais apareceu primeiro em BHAZ.