O Buteco FIADO, localizado no bairro de Lourdes, região Centro-Sul de BH, está temporariamente fechado por determinação da 4ª Vara Cível da Comarca da capital. A decisão liminar, assinada pela juíza Aldina de Carvalho Soares, atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais e determina a suspensão imediata das atividades do estabelecimento devido a poluição sonora denunciada por vizinhos.
De acordo com a decisão, o bar deve cessar completamente a emissão de ruídos, incluindo música ao vivo, gravações e sons resultantes de aglomeração de clientes na área externa. A juíza determinou ainda que o estabelecimento implemente tratamento acústico adequado em até 60 dias, com comprovação técnica por laudo e Anotação de Responsabilidade Técnica. Até que o isolamento acústico seja devidamente implantado e validado, as atividades devem permanecer suspensas. O descumprimento da ordem judicial pode resultar em multa diária de R$ 5 mil, limitada a R$ 200 mil.
A Prefeitura de Belo Horizonte reforçou que vem acompanhando a situação. Equipes de fiscalização estiveram no local na quinta-feira (10), às 21h, e na sexta-feira (11), à meia-noite. Em ambas as visitas, o estabelecimento estava fechado. A administração municipal afirma que equipes farão novas vistorias nos próximos dias. Em caso de descumprimento da liminar, as autoridades poderão interditar a atividade poluente, apreender equipamentos de som e aplicar outras sanções judiciais.
Nas redes sociais, o bar comunicou aos clientes a suspensão temporária das atividades sem mencionar a decisão judicial. Em postagem no Instagram, escreveu: “Recado importante! Turma linda, precisaremos fechar por alguns dias. Faremos algumas reformas e ajustes para poder receber vocês de forma ainda mais gostosa!”.
Ver essa foto no Instagram
O BHAZ tentou contato com o bar, mas ainda não obteve resposta. Assim que a casa se manifestar, a matéria será atualizada.
O post Bar no Lourdes é fechado por decisão judicial após denúncias de barulho apareceu primeiro em BHAZ.