Fiat Toro Ranch 2.2 Turbodiesel 2025 com novo motor turbodiesel mais potente tem melhora significativa no desempenho e menor consumo de combustível. Leia o teste
Por Paulo Eduardo
O novo motor turbodiesel tem cilindrada maior, mais potência e torque. Os valores são significativos e melhoram significativamente o desempenho. Até a frente levanta na retomada de velocidade com dois ocupantes e carga leve na caçamba.
A potência passa de 170 cv para 200 cv do motor 2.2 em relação ao 2.0. Enquanto o torque aumentou de 35,7 kgfm para 45,87 kgfm, um ganho significativo que influi diretamente no ótimo desempenho. A Fiat Toro Ranch 2.2 Turbodiesel 2025 atinge 100 km/l em 9,8 segundos e máxima acima de 200 km/h.

O novo motor Multijet, segundo a Fiat, reúne alta tecnologia: cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbo com geometria variável, intercooler ar/água e circuito de refrigeração do motor.
Essas alterações contribuem muito para o novo desempenho, além dos ganhos significativos de potência e, principalmente, torque. Os 10 kgfm de torque a mais representam muito e o bom desempenho ficou melhor ainda. A constatação é imediata.

O câmbio tem calibração diferente, novo conversor de torque e diferencial 14% mais longo em busca de menor consumo de diesel. Toro recebeu nota máxima no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
O câmbio de nove marchas da Fiat Toro Ranch 2.2 Turbodiesel 2025 tem relações de economia a partir da sexta marcha, sendo a quinta de um para um (um ciclo do motor para uma volta da roda). Trocas manuais são feitas por meio de aletas no volante ou movimentando-se a alavanca.

Os discos de freios dianteiros, os traseiros são a tambor, estão maiores (de 305 mm para 330 mm). São eficientes e param a caminhonete em espaço de segurança. A suspensão tem nova calibração em busca de mais conforto.
O rodar é bastante confortável devido à suspensão multibraços na traseira e carroceria monobloco em vez de chassi. Monobloco é mais flexível e o chassi, mais rígido, e resistente a torções.
Porém, os pneus de uso misto são mais duros do que os de asfalto e o rodar é menos confortável sobre imperfeições e irregularidades. Ocorrem transferências que não chegam a incomodar.
O consumo de diesel registrado no computador de bordo da Fiat Toro Ranch 2.2 Turbodiesel 2025 foi de 11,5 km/l na estrada e de 7 km/l na cidade, com ar ligado. A tração é integral por demanda e a reduzida, acionada por comando no painel central.
A Fiat Toro Ranch 2.2 Turbodiesel 2025 tem boa dirigibilidade, com direção leve em baixa e peso em alta. O diâmetro de giro de 12,4 m é razoável para picape e não complica manobra em garagem. Trata-se de uma caminhonete com quase cinco metros de comprimento.
O estilo da versão Ranch é o excesso de cromados em diversas partes da carroceria. Acabamento interno benfeito com forração em couro ou material equivalente nos bancos. O do motorista tem regulagens elétricas e a importante lombar.
Comandos estão bem localizados e o deslize são as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central das portas dianteiras. Não há saída de ar-condicionado digital para o banco traseiro. A caçamba tem ótima iluminação e há santantônio na proteção à cabine.
Os faróis com luzes de LED iluminam bem, mas o facho baixo deveria ter alcance maior. Está equipada com diversos itens de segurança, navegação nativa, central multimídia com tela tátil vertical de 12,3 polegadas, plataforma de serviços conectados, entre outros.
O preço sugerido da Fiat Toro Ranch 2.2 Turbodiesel 2025 é de R$ 224.990 e a pintura, R$ 2.490. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.




















Ficha técnica Fiat Toro Ranch 2.2 turbodiesel 2025
- Motor
Dianteiro, transversal, de quatro cilindros linha, turbodiesel, 2.184 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 200 cv de potência máxima a 3.500 rpm e torque máximo de 45,87 kgfm a 1.500 rpm - Transmissão
Tração 4×4, com reduzida e câmbio automático de nove marchas - Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 12,4 metros - Freios
Disco ventilado na dianteira, e tambor na traseira - Suspensão
Dianteira, McPherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo, 19,4 centímetros; vão livre do solo, 22,2 cm - Rodas/pneus
6,5×18”de alumínio/225/60 R18 - Peso
1.945 kg - Carga útil (passageiros + bagagem)
1.010 kg - Tanques (litros)
60; de ureia, 13 - Dimensões (metro)
Comprimento, 4,945; largura, 1,858; altura, 1,677; distância entre-eixos, 2,982 - Caçamba (metro)
Comprimento, 1,334; largura, 1,360; altura, 0,571; volume, 0,937 - Capacidades
Ângulo de ataque, 25,3 graus; de saída, 28,2 graus - Desempenho
Velocidade máxima, 201 km/h; aceleração até 100 km/h, 9,8 segundos - Consumo (km/l)
Urbano, 10,5; estrada, 13,6
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