
Com a declaração emergencial, a prefeitura alega que poderá realizar novas medidas para o combate à dengue. Mosquitos Aedes aegypti.
REUTERS/Paulo Whitaker
A Prefeitura de Taubaté decretou situação de emergência e alerta epidemiológico por epidemia de dengue na cidade, na tarde desta terça-feira (15). De acordo com o órgão, novas medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti serão tomadas.
Segundo a prefeitura, a situação de emergência se justifica pelo grande número de notificações para quadros de dengue que foram informados para a Vigilância Epidemiológica Municipal, tanto na rede pública de saúde, quanto na rede particular.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Com a declaração emergencial, a prefeitura alega que poderá realizar novas medidas para o combate à epidemia, como a aquisição de insumos e materiais, contratação de serviços necessários para o controle da doença, entre outros.
Ainda segundo a prefeitura, com o decreto os processos administrativos que tenham relação com a situação de emergência para dengue terão prioridade de tramitação em todos os setores da prefeitura, inclusive no que diz respeito ao desenvolvimento das atividades, mobilização de equipamentos e equipes de saúde.
Por fim, a prefeitura afirmou que, em caso de necessidade, está autorizado o remanejamento de servidores públicos e prestadores de serviços da administração em virtude do atendimento de urgência das demandas da Secretaria de Saúde de Taubaté.
Segundo dados do governo estadual, este ano a cidade já registrou 705 casos confirmados de dengue. Não houve óbitos pela doença em Taubaté em 2025.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina