Centenário do empreendedor Edson Queiroz é celebrado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará


Solenidade na tarde desta terça-feira (15) homenageia os 100 anos de nascimento do empresário. Familiares de Edson Queiroz recebem homenagem ao centenário do empreendedor na Assembleia Legislativa do Ceará.
Kid Junior/SVM
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (15), uma sessão solene em alusão ao centenário de nascimento do empresário cearense Edson Queiroz, considerado um dos mais importantes empreendedores do Brasil no século XX.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O evento foi realizado no Plenário 13 de Maio e contou com a participação de deputados, da família do empresário, de membros da sociedade civil, amigos e colaboradores da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz.
Edson Queiroz Neto, presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz, agradeceu a homenagem.
“É um importante reconhecimento que a gente está fazendo ao fundador do Grupo Edson Queiroz, meu avô Edson Queiroz, que, no último século, foi um grande entusiasta do nosso estado e contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento do nosso estado, tanto na parte industrial, quanto na parte de desenvolvimento de pessoas por meio da Fundação Edson Queiroz e todos os seus empreendimentos”, declarou.
100 anos de Edson Queiroz
A vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manoela Queiroz Bacelar, destacou a importância do empresário na formação de profissionais do estado.
“Uma fundação que ele criou e tem a Universidade de Fortaleza, que impacta a vida de milhares de pessoas através da educação. Me sinto muito honrada de fazer parte dessa família e de poder presenciar e testemunhar o centenário do Edson Queiroz”, comentou.
Também estiveram presentes Igor Queiroz Barroso, Aline Félix Barroso, Otávio Queiroz, Adriana Queiroz, Marília Queiroz Machado, Felipe Queiroz Barroso e Silvio Frota.
VEJA TAMBÉM:
Centenário de Edson Queiroz: conheça a trajetória do empreendedor cearense
Exposição fotográfica homenageia o centenário de Edson Queiroz, em Fortaleza
A sessão solene teve como objetivo celebrar o legado do empreendedor cearense. A homenagem foi fruto de requerimento do presidente da Assembleia, Romeu Aldigueri. O pedido foi subscrito pelos deputados estaduais Salmito Filho, Heitor Férrer, Danniel Oliveira, Bruno Pedrosa, Guilherme Sampaio e De Assis Diniz.
“Um homem a frente do seu tempo, um desbravador de talentos, um homem que pensava 24 horas em gerar oportunidades, negócios, emprego e renda, no Ceará e no Brasil. Ele deixou um legado, um grupo que inspira, que faz empreendedorismo com responsabilidade social e que cravou e crava marcas no país”, disse. Romeu Aldigueri, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
Um dos maiores empreendedores do Ceará, Edson Queiroz deixou um legado empresarial que é hoje referência nacional
Acervo Fundação Edson Queiroz
Socorro França, secretária de Direitos Humanos do Ceará, também esteve presente, representando o governador Elmano de Freitas (PT) e relembrou a convivência com o empresário.
“Ele não tinha hora para trabalhar, não tinha minuto. Ele chegava de manhã cedo na Unifor, inclusive com o mestre de obras dele, carregando tijolos em um carrinho para poder edificar o centro, que na época era chamado CCT, para que imediatamente os alunos tivessem aula. Então, era um homem visionário. Não só no desenvolvimento econômico, como também no desenvolvimento humano, mas, sobretudo, na educação. Isso nos comove e nos deixa extremamente felizes em saber que a história dele vai continuar sendo contada pela família e todas aquelas pessoas que efetivamente o admiram”, destacou.
No dia 9 de abril, Edson Queiroz foi homenageado no Congresso Nacional, em sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O evento contou com a participação do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT); do ministro da Educação, Camilo Santana (PT); do senador Eduardo Girão (Novo), além de deputados e familiares.
A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, esteve presente no evento do Congresso Nacional. “Essa sessão e essas homenagens que estamos recebendo pelos 100 anos só aumenta a nossa responsabilidade da continuidade do legado. Sentimento de gratidão, de orgulho e de responsabilidade”, disse.
Carreira e legado
O ano de 2025 marca o centenário de nascimento do empreendedor cearense Edson Queiroz
Fundação Edson Queiroz
Edson Queiroz nasceu no dia 12 de abril de 1925 no município de Cascavel. Ele foi o segundo de seis irmãos do casal Cordélia Antunes Ferreira e Genésio Clementino de Queiroz. Ele é reconhecido por ser um homem visionário e à frente do seu tempo, tendo sido um dos empresários mais importantes do Ceará no século XX.
Atualmente, o Grupo Edson Queiroz, fundado pelo empresário, é uma referência nacional, com mais 9 mil funcionários e atuação nos ramos de energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária.
Algumas das empresas fundadas por ele são a Nacional Gás, a Esmaltec, a Minalba Brasil e o Sistema Verdes Mares (SVM), uma das principais afiliadas da Globo no Brasil.
Comprometido com o desenvolvimento da região, o empresário contribuiu para ampliar o acesso ao ensino superior com a fundação da Universidade de Fortaleza (Unifor), em 1971. A instituição é mantida pela Fundação Edson Queiroz.
Para Edson, a abertura da universidade seria a vez de construir uma “fábrica de doutores”. Em 52 anos, a instituição já formou mais de 120 mil profissionais no estado. Nas dependências da universidade, foi criada a Escola Yolanda Queiroz para oferecer educação infantil e ensino fundamental de forma gratuita para crianças das comunidades próximas.
Edson Queiroz casou com Yolanda Queiroz, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula. O empresário foi vítima de acidente aéreo na Serra de Aratanha, em Pacatuba, no ano de 1982, quando tinha 57 anos.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.