Membros de quadrilha que traficava bolivianos são presos em BH

A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira (24) a “Operação Libertad”, que investiga um grupo criminoso especializado no contrabando e tráfico de migrantes bolivianos para fábricas clandestinas de confecção. Foram cumpridos mandados de prisão nas cidades de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

As investigações revelaram que o grupo criminoso aliciava migrantes bolivianos por meio de redes sociais e rádios online, promovendo o contrabando e o tráfico de pessoas para trabalho em condições degradantes e com jornadas exaustivas. Os trabalhadores entravam no país por meio da fronteira com a Bolívia em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Durante a operação, foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão e 16 medidas cautelares de proibição de deixar o Brasil, além de 26 suspensões de atividades econômicas. Além de Minas Gerais, suspeitos foram identificados em São Paulo (SP), Guarulhos (SP) e em Corumbá (MS).

“Os crimes investigados incluem contrabando de migrantes, tráfico internacional de pessoas e trabalho análogo à escravidão. A operação foi batizada de “Libertad” como um símbolo da luta pela liberdade dos trabalhadores explorados”, informou a Polícia Federal em comunicado.

Fiscalizações na Grande BH

Ao BHAZ, o auditor fiscal do trabalho Rogério Reis confirmou que o Ministério do Trabalho visitou duas oficinas em Ribeirão das Neves. Agentes da Polícia Federal e representantes do Ministério Público também compareceram ao local. O fiscal pontuou que a situação dos empregados não configura trabalho escravo.

“Lá tinham duas casas em estado razoáveis, e as jornadas de trabalho estavam dentro do padrão, respeitando a folga aos domingos e jornada reduzida no sábado. A irregularidade maior foi que os empregadores contratavam eles na informalidade”.

Ainda segundo Rogério, as fábricas estão com a documentação em dia. Agora, os trabalhadores devem ser identificados e terem vínculo de trabalho regulamentado.

O post Membros de quadrilha que traficava bolivianos são presos em BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.