Praça da Estação será reaberta nesta quinta-feira em BH

A Praça da Estação, localizada na região Central de Belo Horizonte, vai ser reinaugurada nesta quinta-feira (24). O local, que é um dos pontos mais emblemáticos da capital mineira, está em obras desde outubro do ano passado, em razão do Programa de Requalificação do Centro de BH, “Centro de Todo Mundo”.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Nesta terça (24), os tapumes das obras foram retirados do ponto turístico e o BHAZ esteve no local para conferir. O projeto “Centro de Todo Mundo” visa a manutenção do espaço, além da recuperação do paisagismo original.

Na inauguração, o público poderá conferir os novos pisos e bancos, delimitadores de trânsito, além da restauração das duas fontes, que chegam a seis metros de altura e serão luminosas e interativas. 

Segundo a apuração do BHAZ, outra grande novidade é que os belo-horizontinos poderão tomar banho nas fontes, já que elas terão tratamento de água, com filtro de areia, cloro e ozônio.

A obra custou cerca de R$ 8,1 milhões em recursos próprios do município, e será entregue no prazo estabelecido, isto é, no segundo semestre de 2024.

O BHAZ entrou em contato com Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a fim de apurar mais informações sobre a reabertura da Praça da Estação, e aguarda retorno.

Belo-horizontinos comemoram a reabertura

A novidade da reinauguração da Praça da Estação deixou os pedestres, que passavam no local, contentes, pois facilitará o acesso ao Metrô de BH, além de voltar a ser um espaço de lazer. Em entrevista ao BHAZ, a atendente de telemarketing, Juliana Ferreira Lopes, de 19 anos, afirmou estar otimista com o resultado. “Todo dia eu passo aqui e fico muito feliz em ver a obra acontecer. Desejo mesmo que fique bom”, explicou.

Quem também gostou da notícia foi o promotor de merchandising Judson Paiva, de 34 anos. Para ele, uma das principais dificuldades, durante o processo de revitalização, era ter que “rodear” a Praça. “Com a reforma pronta, vai facilitar o trânsito de pedestres para o metrô, além de ser uma nova opção de turismo, principalmente para passear nos fins de semana”, disse ao BHAZ.

O atendente de call center, Robson Nathan, de 24 anos, está com as expectativas altas. “Tem muito tempo que a Praça está fechada e já notei algumas mudanças com a reforma. Ela está mais bonita e estou ansioso para ver o resultado”, comentou.

Praça da Estação

A Praça da Estação, cortada pelo ribeirão Arrudas, foi incluída da planta de BH, concebida por Aarão Reis e aprovada pelo governo de Minas Gerais em 15 de abril de 1895. Oficialmente, o espaço teve a denominação alterada em 4 de setembro de 1914, passando a se chamar Christiano Otoni, nome do engenheiro e político mineiro que havia sido o primeiro dirigente da EFCB, ainda no Império, quando a ferrovia se chamava Estrada de Ferro D. Pedro II.

Outra mudança aconteceu em 27 de setembro de 1923, com a alteração para praça Rui Barbosa, para homenagear o jurista e político que morreu em março do mesmo ano. Porém, apesar das denominações oficiais, o espaço sempre foi conhecido pela população como Praça da Estação.

Ao longo dos anos, o local passou por modificações significativas que afetaram, principalmente, os jardins e os ornamentos, as vias públicas do entorno e o curso d’água. Todas essas transformações refletiram as diferentes concepções de cidade, de cidadania e de uso e apropriação do espaço urbano.

Contudo, permanências também marcaram esse espaço que se caracterizou pela multiplicidade de papéis e funções relacionados com o transporte, o trabalho, o lazer, a cultura e o cotidiano dos belo-horizontinos e dos mineiros.

Veja o projeto da Praça

O post Praça da Estação será reaberta nesta quinta-feira em BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.