A transformação do RH: Como a era digital está revolucionando a gestão de pessoas

Digital

Descubra como os recursos tecnológicos trazem praticidade e agilidade para processos da área de Recursos Humanos – Foto: Divulgação

Na era da digitalização, onde as empresas estão cada vez mais conectadas e integradas por meio da tecnologia, o setor de Recursos Humanos (RH) emerge como uma área fundamental nessa transformação.

À medida que as organizações adotam soluções digitais para otimizar suas operações, o RH não fica para trás, acompanhando essa evolução com a implementação de ferramentas inovadoras que aprimoram a gestão de pessoas.

A evolução da área, que já era notável, acelerou ainda mais no pós-pandemia, uma vez que nesse período, 80% das empresas passaram a utilizar plataformas online para gerenciar o RH, de acordo com estudo realizado pela consultoria Robert Half.

Como estamos vivendo um momento sem volta na transformação digital, podemos afirmar que entramos na era do RH digitalizado. Um estudo encomendado pela Gallagher, uma empresa de seguros, prevê que até 2025, 54% das organizações planejam implementar ou atualizar novas tecnologias de Recursos Humanos.

Esse ciclo de mudanças envolve prioritariamente o uso de plataformas completas, que aprimoram a gestão da área de ponta a ponta, desde as etapas de recrutamento e seleção até a análise de dados aprofundados para a tomada assertiva de decisões, como a Nexti.

Desde 2017, a empresa catarinense vem operando para simplificar e facilitar a gestão de pessoas, com soluções que agregam praticidade e agilidade para a rotina do RH além de reduzir custos.

Desafios e oportunidades no RH Digital

Digital

Um dos principais desafios para o RH é a fase de recrutamento e seleção – Foto: Divulgação

O novo panorama do RH representa uma vivência importante do setor no processo de transformação digital, o que desperta uma  uma série de questionamentos e oportunidades, tanto em relação quanto a como será o futuro do trabalho e como as habilidades humanas se conectam com as capacidades analíticas das máquinas.

Deixado de lado o temor inicial com o surgimento de tecnologias avançadas, atualmente, 54% dos profissionais de RH não enxergam mais a automação como uma ameaça, segundo estudo da Northeastern University. Pelo contrário, eles veem tais recursos como aliados na tarefa de centralizar as atividades e poupar o tempo.

Um dos principais desafios para o RH é a fase de recrutamento e seleção. Em um relatório feito pelo LinkedIn indicou que 77% das empresas encontram dificuldades para selecionar candidatos conforme as vagas oferecidas.

Por isso, a digitalização do RH se faz tão necessária, pois automatiza as principais fases e ajudam os profissionais a filtrar os critérios essenciais para as vagas disponíveis, tornando a fase da seleção mais ágil e eficaz.

De acordo com levantamento da Zavvy, hoje 25% das organizações utilizam recursos automatizados nos processos seletivos e o número deve crescer gradativamente nos próximos anos.

Dentre as tendências recentes que aos poucos estão sendo implementadas no RH digital está o uso de IAs generativas, como o famoso Chat GPT. A ferramenta é utilizada por recrutadores para a triagem de currículos, divulgação das vagas e criação de testes para a seleção, trazendo velocidade ao processo de contratação.

Uma das preocupações recorrentes em relação à automação dessa etapa é a robotização dos processos, que acaba trazendo perdas significativas em relação à conexão com os novos colaboradores. Soluções como o Nexti Talent combinam o melhor da tecnologia e do olhar empático do recrutador, humanizando a fase de recrutamento e seleção.

Economia de tempo e recursos

Digital

Conforme relatório, empresas que adotaram um sistema digital de RH já economizaram 90% em tarefas administrativas – Foto: Divulgação

Os benefícios do RH Digital englobam diferentes processos da área, como o controle de jornada, gestão de benefícios, documentação e assinatura digital, segurança jurídica e outros.

E o ponto comum que a automatização garante para todos os processos do RH é a redução de tempo e custos para a área. Conforme relatório publicado pelo instituto de pesquisa Nucleus Research, as empresas que adotaram um sistema digital de RH já economizaram 90% em tarefas administrativas.

Considerando que boa parte das atividades da área são repetitivas, 51% das empresas esperam garantir a economia de custos, de acordo com dados da Gartner.

É pensando nesses propósitos que a Nexti desenvolve soluções que tornam o dia a dia do RH mais simples e fácil, transformando processos repetidos em simples cliques, dando tempo para que os gestores foquem no principal: melhorias no engajamento e clima organizacional das empresas.

Com as ferramentas de automação da Nexti, as organizações podem aprimorar desde o recrutamento até a gestão de jornada de trabalho, permitindo que o RH se concentre em ações estratégicas que impulsionam o engajamento e o crescimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.