Passagens mais baratas? Petrobras reduz preço do querosene de aviação e pode impactar viagens

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (25) a redução do preço médio de venda de QAV (querosene de aviação) da empresa para as distribuidoras a partir da próxima terça-feira (1º de outubro). O combustível será reduzido em 9,1%, equivalente a cerca de R$ 0,34/litro.

Preço da querosene de aviação tem redução acumulada de quase um terço desde dezembro de 2022

Preço da querosene de aviação tem redução acumulada de quase um terço desde dezembro de 2022 – Foto: Unsplash/Reprodução/ND

Queda acumulada do preço do querosene de aviação

Em 2024, a redução acumulada do preço do QAV é de 16,4%, equivalente a cerca de R$ 0,67/litro em relação ao preço de dezembro de 2023.

Desde dezembro de 2022, a redução acumulada de é de 32,8%, o que equivale à queda de R$ 1,66/litro.

Combustível representa grande fatia de gastos das companhias aéreas

Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o custo com querosene de aviação representa grande parte dos gastos das companhias aéreas, com valores que têm oscilado de 20 a 40% nos últimos anos. Esse custo, consequentemente, é repassado ao passageiro na compra da passagem.

A Petrobras informou que, no entanto, que os custos com a logística de levar o QAV até às companhias aéreas não é de sua competência.

Petrobras faz apenas o fornecimento para distribuidoras, que são responsáveis pela logística de transporte e comercialização da QAV

Petrobras faz apenas o fornecimento para distribuidoras, que são responsáveis pela logística de transporte e comercialização da QAV – Foto: Getty Images/EyeEm/Reprodução/ND

“A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras que, por sua vez, transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores”, disse a Petrobras, em comunicado.

Dessa forma, a decisão de baratear ou não as passagens fica a cargo das próprias companhias, que deverão considerar, entre outros fatores, os custos dessa logística de transporte e distribuição.

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