8 temperos que fazem bem para a saúde do seu cachorro

Ervas e temperos fazem da comida uma refeição muito mais saborosa. Assim como nós, os cachorros também adoram um tempero na comida. E, muitos desses temperos, podem fazer bem para a saúde.

A imagem mostra vários temperos em pó e um cachorro com a língua de fora.

Alguns temperos podem realmente ter benefícios à saúde do seu cachorro. – Foto: Freepik/Reprodução ND

Temperos benéficos para a saúde do cachorro

Muitos donos de animais de estimação ficam surpresos ao saber que seus temperos preferidos podem ser compartilhados e tem benefícios à saúde dos cachorros.

Mas é preciso ter cuidado, pois nem todos os temperos fazem bem para o animal. Então fique atento e conheça as ervas e especiarias que fazem bem para a saúde do seu pet.

Orégano

A imagem mostra um pote com orégano, uma erva que traz benefícios para a saúde dos cachorros.

O orégano traz muitos benefícios para a saúde do cachorro – Foto: Freepik/ND

O orégano é uma erva rica em antioxidantes e flavonoides. Então, esse tempero não tóxico e pode ser usado para ajudar com problemas digestivos em humanos e cachorros, reduzindo a diarreia e gases.

Alecrim

O alecrim é uma ótima erva para introduzir ao seu cachorrinho. Isso porque o alecrim é uma erva rica em ferro, cálcio e vitamina B6.

A imagem mostra um pote com alecrim, uma erva que pode ser utilizada como antioxidante em cachorros.

O alecrim pode atuar como antioxidante para cachorros. – Foto: Freepik/ND

Também foi comprovado que esse tempero atua como um antioxidante, reduzindo o risco de câncer e doenças cardíacas nos cães. Outro benefício do alecrim é que a planta também é um repelente natural de pulgas.

Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta tem sido usada ao longo da história para ajudar a aliviar dores de estômago, reduzir gases, náuseas e ajudar com enjoo.

Imagem mostra Hortelã-pimenta

Hortelã ajuda com problemas digestivos dos cachorros – Foto: Jcomp/Freepik/Reprodução/ND

Então, se seu cachorro tem algum problema digestivo, o ideal é introduzir um pouco de hortelã-pimenta na dieta dele.

Salsinha

A salsa é frequentemente usada como guarnição para refeições humanas, mas esta erva é cheia de flavonoides, antioxidantes e vitaminas.

A imagem mostra uma xícara com chá de salsinha, uma erva que pode ser utilizada na dieta dos cachorros para prevenir pedra nos rins.

Chá de salsinha ajuda a aliviar os sintomas da infecção urinária – Foto: Freepik/ND

A salsinha também tem efeito antibacteriana, anti-inflamatória nos cães, além de que pode ser utilizada para combater pedra nos rins.

Manjericão

O manjericão tem propriedades antioxidantes, antivirais e antimicrobianas, que ajudam a reduzir o risco de câncer e diabetes em cães.

A imagem mostra um manjericão, tempero que pode ser benéfico para a saúde do cachorro.

Adicionar um pouco de manjericão à dieta do seu cão também pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação em cães com artrite. – Foto: Internet/Reprodução ND

Adicionar um pouco de manjericão à dieta do seu cão também pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação em cães com artrite.

Canela

Adicionar uma pitada de canela à dieta do cão pode ajudá-lo a regular o açúcar no sangue e diminuir a resistência à insulina.

A imagem mostra várias canelas, tempero que pode trazer muitos benefícios para a saúde do cachorro.

A canela para os cachorros pode ser anti-inflamatória. – Foto: Yeko Photo Studio/ND

A canela para os cachorros também é anti-inflamatória, protege contra doenças cardíacas e combate radicais livres, que causam envelhecimento.

Coentro

O coentro, também conhecido como cilantro, é outra ótima erva que pode ajudar com os problemas digestivos do cachorro. É conhecido por aliviar náuseas, reduzir diarreia, aliviar gases e ajudar a desintoxicar o corpo.

A imagem mostra o tempero coentro também é rico em vitamina A, C, potássio, zinco e outros minerais essenciais para o cachorro.

O coentro também é rico em vitamina A, C, potássio, zinco e outros minerais essenciais para o cachorro. – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

O coentro também é rico em vitamina A, C, potássio, zinco e outros minerais essenciais para o cão. Apesar de conter várias vitaminas, evite dar coentro à cadela grávida, pois ele pode estimular contrações.

Gengibre

O gengibre, em pequenas doses, é muito benéfico para a saúde do cão. Isso porque ele contém muitos antioxidantes que aliviam a náusea, aumentam a função cognitiva, regulam o açúcar no sangue e reduzem problemas gastrointestinais.

A imagem mostra vários gengibres que, em pequenas doses, são muito benéficos para a saúde do cão.

O gengibre, em pequenas doses, é muito benéfico para a saúde do cão. – Foto: Reprodução

Além de todos esses benefícios, o gengibre também é anti-inflamatório e pode ajudar cães com artrite.

A introdução alimentar

Assim como com qualquer alimento novo, você deve sempre introduzir ervas e temperos na dieta do seu cachorro aos poucos.

Sempre ofereça em pequenas doses também, pois muitas dessas ervas podem ter efeitos colaterais se ingeridas em grandes quantidades.

A imagem mostra um cachorro no colo de uma mulher cheirando uma xícara.

Existes chás que cachorro podem tomar – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Se seu cachorro tiver algum problema médico ou de saúde, consulte seu veterinário antes de adicionar qualquer coisa nova na dieta.

Então, o recomendado é polvilhar essas ervas e temperos em cima da comida crua do pet para uma refeição bem temperada e saudável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.