‘Não é questão de sorte, mas tempo’: campanha pede melhorias na SC-421 após morte em Pomerode

A morte de André Janke, em Pomerode, no começo do mês de setembro, motivou uma campanha de cobrança ao Governo do Estado para melhorar o trecho da SC-421, conhecido como curva do Tiedt.

Campanha pede melhorias na SC-421 – Foto: Luciano Cerin/ND Mais

Um perfil nas redes sociais foi criado para motivar ainda mais pessoas a entrar na campanha. A administradora, Daniela Gelsleichter, explica que André era seu colega e a morte dele mostrou que pode ser questão de tempo para outra pessoa morrer no trecho.

“Na morte dele, eu entendi que não é uma questão de sorte, mas sim de tempo para qualquer de nós ser o próximo a perder a vida naquele trecho”, comenta.

Ela ainda explica que o objetivo da campanha é mobilizar a população para conscientizar de os riscos no trecho do acidente e chamar a atenção do governo do estado para as falhas que temos no trecho e a ausência de sinalização.

Curva onde André morreu, no começo de setembro – Foto: Luciano Cerin/ND Mais

“Entendemos que se houver uma mobilização contínua, organizada e pacífica, não há como o Estado ficar inerte a uma solução”, completa.

Vale lembrar que o trecho faz parte de um importante via que liga a cidade de Pomerode a Blumenau, ambos no Vale do Itajaí.

Um ofício foi elaborado pelos apoiadores da campanha e no dia 14 de setembro, foi entregue em mãos ao Governador Jorginho Mello, durante um evento, em Içara.

No documento, é reivindicado uma ação imediata de curto prazo no trecho que faça o condutor diminuir a velocidade. Conforme o ofício, pode ser radar de velocidade, faixa elevada, tachões ou ranhuras na pista. Outra reivindicação, desta vez de médio prazo, é a correção da inclinação do trecho.

Curva da SC-421

Depois da entrega do ofício, foram instalados – Foto: Luciano Cerin/ND Mais

Em resposta ao Portal ND Mais, a Sie (Secretaria de Infraestrutura Estadual) diz que já existe um projeto de restauração com o aumento de capacidade de mais de 19 km, do entroncamento da SC-421, até a BR-470.

Ainda conforme a secretaria, essa questão já está na pauta da SIE e agora só avalia questões orçamentárias e de prazo para o lançamento do edital de licitação.

Relembre o acidente de André Janke, morte que motivou o início da campanha da SC-421

Na quinta-feira, 5 de setembro, um grave acidente entre dois carros, na SC-421, tirou a vida de André Janke, de 37 anos.

André perdeu a vida em acidente

Morre homem que sofreu grave acidente de carro na SC-421 – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

Mais conhecido como Kiko, ele chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte.

O velório de Kiko foi realizado na manhã do sábado (7), na Capela Cristo Bom Pastor, em Pomerode.  Ele deixou enlutadas a esposa, enteadas, netos e demais familiares.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.