
Gordura no fígado é um problema que tira o sono de muitos brasileiros. A alimentação é uma aliada para evitar e também para combater a indesejada gordura no local.
O médico João Migowski aponta o papel fundamental que o fígado exerce e os alimentos que devem ser evitados por quem tem problema no órgão.
– O seu fígado realiza mais de 500 funções essenciais e é o principal órgão para limpar as toxinas do seu corpo. Antes, nós pensávamos que a gordura no fígado era algo exclusivo de pessoas que bebiam álcool, mas, se você tem fígado gorduroso, provavelmente não é por conta do álcool, e, sim, por conta da sua alimentação – afirma João.
– Quem tem problema no fígado deve evitar álcool, açúcar, amido, que é feito de glicose, então contribui para manter os níveis de insulina elevados, e também deve evitar óleos vegetais e frituras – acrescenta.
O médico, então, aponta oito alimentos que podem ajudar a se livrar da gordura no fígado. Ele também alerta para a necessidade de adotar um estilo de vida saudável, com boa alimentação e a prática de exercícios físicos.

Gordura no fígado: problema tira o sono de muitos brasileiros – Foto: Reprodução Vídeo
* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.
Gordura no fígado: alimentos para evitar o problema
- grãos integrais
- gorduras insaturadas
- café (sem açúcar, preferencialmente)
- nozes e castanhas
- ômega 3 (peixes, sardinha, atum, salmão)
- vegetais crucíferos (rúcula, repolho, couve-flor, brócolis, couve)
- carne
- ovos
Assista ao vídeo para saber mais como esses alimentos podem ajudar na saúde do fígado.