Rota do Frango e da Cachaça é criada para valorizar tradição mineira

Quinze cidades das regiões Metropolitana de Belo Horizonte e Central de Minas Gerais agora fazem parte de um novo circuito turístico do estado: a Rota do Frango e da Cachaça. A novidade foi apresentada durante a Abav Expo, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que acontece em Brasília.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

O roteiro busca valorizar a rica gastronomia mineira, especialmente a tradição em torno do frango, que é um símbolo da culinária local. São 34 restaurantes que integram a rota, que começa em Lagoa Santa e passa por cidades como São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Sete Lagoas e Cachoeira da Prata, entre outras.

O cardápio da rota inclui pratos famosos para os mineiros e que agora vão cair no paladar de visitantes de outros estados e até gringos, como frango com pequi ou com quiabo, refogado com ora-pro-nóbis na panela de barro, ao molho pardo ou nas famosas empadas de Cachoeira da Prata.

Durante o lançamento, realizado nessa sexta-feira (27) – quando se comemorou o Dia do Turismo – a presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Grutas, Mariela França, destacou a importância do projeto. “Esse circuito tem como seu DNA a Rota das Grutas Peter Lund, lançada oficialmente em 2015. Para além da arqueologia, entendemos que o território possui uma diversidade incrível”, explica.

De acordo com França, a pesquisa realizada para a Rota do Frango e da Cachaça levou cerca de quatro anos. O resultado desse trabalho é um cardápio diversificado com os pratos, além de cinco cachaçarias e duas destilarias, oferecendo desde o frango na forma mais tradicional até releituras criativas de chefs.

“É importante destacar que essa não é uma experiência temporária, mas uma rota permanente. Algumas pessoas confundem com um festival, mas temos uma programação contínua nos próximos dois anos, com novas capacitações e a inclusão de novos estabelecimentos”, destaca França.

Riquezas mineiras

A secretária de estado adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza, também comentou sobre a iniciativa e os benefícios que ela trará para o estado. “Estamos participando de um momento tão bonito, que é o lançamento da Rota do Frango e da Cachaça, que expõe ainda mais as riquezas mineiras”, disse Josiane.

“Serão experiências magníficas, com mais de 30 pratos diferentes para experimentar, além de visitas a cachaçarias e um enorme leque de produtos e experiências que toda a região vai oferecer. Essa entrega na Rota do Frango e da Cachaça é um passo importante que fortalece o crescimento do turismo em Minas Gerais”, conclui ela.

O novo roteiro faz parte de uma série de lançamentos que o governo de Minas Gerais tem feito para valorizar a cultura do Estado e atrair visitantes para cá. Além da Rota do Frango e da Cachaça, já foram criadas as rotas do queijo, do café e outras.

Participam da Rota Frango e Cachaça estabelecimentos de Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Confins, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, São José da Lapa e Sete Lagoas.

O post Rota do Frango e da Cachaça é criada para valorizar tradição mineira apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.